Agricultura
No brasil, desde a sua colonização, a agricultura tem sido uma atividade econômica muito importante.
Atualmente, um dos traços mais marcantes da produção de agropecuária tem sido a concentração de terras. Essas grandes propriedades (chamadas de latifúndios) são muitas vezes improdutivas. Tem alguns desses donos de grandes terras, que mal usam a terra, o que acaba "deixando-a" ser invadida por posseiros. Estes invadem pacificamente uma terra mal usada e ficam nela como se ela fosse dele. Às vezes, umas pessoas chamadas grileiros roubam a terra de posseiros ou de pequenos trabalhadores, que terminam ficando sem terra.
Os latifúndios que produzem muito, é graças à aplicação de alta tecnologia e recursos financeiros.
Revolução verde
A revolução verde foi uma ideia dos Estados Unidos de tentar terminar com a fome no mundo. Ela consistiu em modernizar o campo com máquinas, agrotóxicos e sementes padronizadas e resistentes a pragas, agrotóxicos e doenças, para então a produção aumentar e a necessidade de comida diminuir.
No entanto, no Brasil isso não deu certo. Muitos trabalhadores foram trocados por máquinas e ficaram desempregadas, aumentando ainda mais a necessidade de comida.
Agronegócio
O agronegócio é a "industrialização da agropecuária". Ela é muito boa para o Brasil, pois rende muito dinheiro. Compõem o agronegócio a produção e comercialização de insumos agrícolas, além da máquinas, dos equipamentos destinados ao setor. Também a compõe a industrialização, venda e distribuição de produtos agropecuários.
Pecuária no Brasil
A pecuária é classificada no Brasil como extensiva e intensiva. A extensiva, tem o gado solto em grandes extensões de terras, sem o uso de recursos tecnológicos avançados e carne de pior qualidade.
Já a intensiva tem gado criado em pequenos espaços. A pouca movimentação dos animais deixa a carne mais macia e os músculos menos rígidos. A carne termina tendo melhor qualidade e rendibilidade bem maior.
Atualmente, mais da metade da produção nacional é criada de forma intensiva.
O trabalhador rural
A dificuldade de acesso à terras, a baixa remuneração da mão de obra e a precaridade das condições de trabalho são alguns dos principais problemas enfrentados pelo trabalhador rural.
Os salários são baixos, principalmente nas pequenas propriedades tradicionais e o emprego permanente é raro. Em muitos locais, as atividades se concentram apenas em duas épocas do ano: a do plantio e a da colheita, portanto há poucos trabalhadores contratados. Além disso também tem falta de aplicação dos direitos assegurados pelas leis, como férias, aposentadoria, entre outros.
Os trabalhadores rurais temporários também são chamados de boias-frias e tem um número que cresce cada vez mais
Escravidão por dívida
Dizem que já aboliram a escravidão, e aboliram, mas existe um tipo deste trabalho que ainda existe, o semiescravo. Tem trabalhadores que procuram oportunidades de emprego, e às vezes vão trabalhar em fazendas que dizem que vão pagar um salário por um trabalho temporário. Os preços cobrados pela moradia e alimentação do trabalhador temporário dados a altos preços pelo patrão e o trabalhador termina tendo que pagara dívida com o dinheiro do salário. A dívida é tão alta que o trabalhador tem que trabalhar mais, o que aumenta mais ainda a dívida, fazendo um trabalho semiescravo por dívida.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Por enquanto é só isso.
Só para avisar, agora eu mudei algumas coisas no Blog. Bote abaixo seu comentário e se gostou ou achou interessante. Para mais postagens sobre alguns temas, em baixo de cada postagem tem um marcador, que te levará para uma página exclusiva daquela matéria.
Naim.
Só para avisar, agora eu mudei algumas coisas no Blog. Bote abaixo seu comentário e se gostou ou achou interessante. Para mais postagens sobre alguns temas, em baixo de cada postagem tem um marcador, que te levará para uma página exclusiva daquela matéria.
Naim.