terça-feira, 18 de agosto de 2015

Figuras de linguagem: metonímia, catacrese, elipse, polissíndeto e assíndeto.

  Se você estiverem se perguntando porque só tem essas três figuras de linguagem é porque a maiorias das outras eu já falei. Se quiser velas click nos links abaixo:

Eufemismo, hipérbole, comparação e metáfora.

Antítese,Paradoxo, Hipérbato, personificação

________________________________________________________________________

Metonímia

É uma figura de linguagem que substituiu uma palavra pela outra, de modo que traz o mesmo sentido. Em muitos casos ela substitui o todo pela parte. Como na placa de estacionamento, onde a palavra "estacionar" foi substituído pelo "E" de estacionar.
  Outro exemplo é está presente quando falamos "Compre uma Gillete pra mim". Neste caso substituímos a lâmina de barbear pelo produto. Ou quando falamos "vamos ouvir Mozart", que estamos substituindo o nome da música pelo autor. 



Catacrese


  Catacrese é uma metáfora cristalizada, por ser muito utilizada. Ela costuma ocorrer quando não sabemos o nome específico de algo e então usamos outro termo, assim usamos outras palavras fora de seu sentido original.

Ex.: "asa da xícara", "braço da cadeira", "batata da perna".

Elipse

   É a omissão de um termo ou mais da frase, porém é possível (pelo contexto) saber que ele está ali. Por exemplo :  "Cheguei da escola" (onde o pronome "eu" foi omitido)
  "Eu gosto de geografia, ele de português" (onde "gosta" foi omitido)


Polissíndeto

  É caracterizado pela repetição de uma conjunção, a fim de enfatizar uma ideia de acréscimo ou  de sucessão a partir de elementos de ligação (como o "e") ou outra ideia. Está presente ao ter mais de uma oração coordenada sindética ou se repetir em uma só oração.
   
Ex.: "O meu almoço foi arroz e feijão e carne e  frango e batata frita". 

       "Ele tem 3 opções: ou ele estuda ou sai da escola ou repete de ano".
Para mais exemplos sobre Polissíndeto acesse: http://www.figurasdelinguagem.com/polissindeto/ 

Assíndeto

O assíndeto é o contrário do polissíndeto, quando uma conjunção aparece implícita no texto. Sempre que se ver uma oração assindética, o assíndeto está presente.Lembre -se, assíndeto é omissão de uma conjunção, elípse de qualquer outra coisa.

Ex.: "Eu acordei, tomei café, dormi e depois fui almoçar". Na frase tem vários assíndetos, pois tem mais 3 orações coordenadas assindéticas, porém a uma conjunção, "e" (no caso não tem um polissíndeto na frase, pois é só uma conjunção).  

_____________________________________________________________________
Por enquanto é só.
Naim