domingo, 11 de maio de 2014

Brasil, formas de regionalização, expansão e industrialização (causa e consequência)

  A expansão do Brasil aconteceu, além de outros fatores, pelos bandeirantes. Estes eram filhos de índios e de portugueses. Eles saim em busca do ouro e de índios para escravizar-os (sem sentido já que eles estão escravizando os próprios descendentes, não?) e enquanto eles saim nessa jornada aproveitavam e expandiram  o Brasil. Outro fator foi algumas guerras (que o Brasil ganhou terras), e um último foi que no início quem não tinha terras no litoral foi para o interior com o gado (o gado abastecia o litoral).
    No inicio a mineração de ouro e diamante era uma das maiores era uma das principais atividades econômicas. Com o declínio da mineração desses minérios outras atividades econômicas começaram a ser desenvolvidas. Entre outras atividades, começaram a plantar o café, onde hoje é o atual estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Por causa do café, principalmente São Paulo, se industrializou.
Com essa industrialização, os empregos urbanos atraíram moradores do campo. Essa migração foi chamada de êxodo rural. Outra coisa que influenciou esse êxodo foi que mecanizaram a zona rural, trocando trabalhadores por tratores, colheitadeiras, etc.. Essa transferência foi tão rápida que chegou a faltar moradia, saneamento básico (rede de água e esgoto) e transporte público.


                                                   Formas de regionalização do Brasil

O que é regionalização: A forma que podemos dividir um local a partir de certas informações.

IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas) 1988-- Ela dividiu o Brasil em cinco regiões, definidas a partir da combinação de aspectos naturais e semelhanças de  desenvolvimento socioeconômico.



Geoeconômicas (Por Pedro Geiger- 1967)-  Essa regionalização reúne os territórios com o mesmo nível de desenvolvimento socioeconômico semelhantes. Essa forma de regionalização não respeita os limites estaduais e dividiu o Brasil em 3 grandes regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
A região Amazônia é a que a maiores atividades econômicas são o extrativismo de vegetação, a mineração e atividades agrícolas. Essa região apresenta baixo nível de ocupação humana e nível acentuado de desigualdade social.
A região Nordeste: Apresenta baixo nível de desenvolvimento socioeconômico. Em parte do território denominado sertão nordestino influenciam na produtividade das atividades agrícolas ( baixa produtividade), enquanto as cidades litorâneas tem um grau maior de desenvolvimento industrial.
A região Centro-Sul: É a região mais desenvolvida. Apresenta os melhores níveis de desenvolvimento social, alto índice de urbanização, industrialização e agricultura mecanizada.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------Espero que tenha gostado, alguma dúvida em algo mande para o meu e-mail (naimsantos2002@gmail.com).
Se gostou siga o blog.
Curiosidade: 1 ano = 12 meses = 365 dias= 8.760 horas =525.600 minutos = 31.536.000 segundos, e para mim passou tão rápido!!
Fui. 



 

3 comentários:

  1. Respostas
    1. OI.
      OI.
      OI.
      OI.
      OI.
      OI.
      OI.
      OI.
      Tchau,vc vai tirar zero na prova.

      Excluir
  2. aff postei um comentario mo bom e foi apagado por bug do site, to com pregiça de re escrever entaum vo falar pra vc amanha na escola

    ResponderExcluir