quarta-feira, 30 de julho de 2014

Poríferos

Poríferos


Os poríferos ou esponjas é um filo do reino animal composto por seres aquáticos. Sua principal característica é que ele é porta poros por isso o nome poríferos, do latim porus =poro e ferre= portador. Os representantes são as esponjas, seres tão simples que nem sistemas, nem órgãos e nem tecidos eles tem. Eles vivem na água, geralmente salgada, e vivem fixos a rochas, conchas ou outros substratos marinhos

Reprodução

A sua reprodução é sexuada e assexuada ,por brotamento ou fragmentação.
Por brotamento é quando a esponja produz brotos , internos ou externos, que dão uma nova esponja. Ela
pode se separar da original ou continuar unida e formar uma colônia.

Já a reprodução por fragmentação é quando um fragmento se desprende da esponja (por danos causados pelas correntes, ondas ou por animais), encontra um substrato e regenera-se gerando uma nova esponja.
  A reprodução sexuada ocorre assim: uma esponja libera espermatozoides que chegam em outra esponja, onde fecundam o óvulo. O óvulo fecundado vira uma larva que pode nadar através de um flagelo*(significado no final da postagem) e ao encontrar um substrato se desenvolve e forma uma nova esponja. Não tem risco do espermatozoide entrar na esponja e não ter óvulo, já que as esponjas são hermafroditas. 
As esponjas são hermafroditas, mesmo que acima tenha macho e fêmea.

 Alimentação

Para você entender a alimentação dos poríferos antes você tem que saber como ele é.
A esponja tem vários poros ao redor do seu corpo. Ele também tem uma cavidade central na parte interna que pode comunicar-se com os poros. Essa cavidade tem o nome de átrio. Ele também tem o ósculo que é uma abertura localizada na parte superior da esponja. Ele tem muitas células, porém tem uma que é mais importante para a alimentação, o coanócito, uma célula flagelada que reveste internamente a cavidade do átrio.
A espícula só serve na sustentação do corpo da esponja.

A alimentação acontece assim: os coanócitos batem os seus flagelos, criando um ciclo de água contínuo que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Se passar pequenos fragmentos de matéria orgânica os coanócitos capturam-o e participam do processo de digestão. Por retirar o alimento do fluxo da água as esponjas são consideradas animais filtradores. O oxigênio necessário para a respiração também é retirado da água.

Uma pequena conclusão

O ''Bob esponja'' deve ser uma esponja muito mutante, pois esponjas não se movem, não tem cérebro, olhos ou muitas outras coisas apresentadas no desenho. A cor dele está certa, pois esponjas podem ser vermelhas, laranjas, azuis, violeta, preto ou amarelo- dourado. Ache se for capaz uma semelhança sem ser a cor deles:


                                                                        Flagelo*

  O flagelo é um filamento que serve para locomoção. O espermatozoide tem um flagelo, que é o que o permite se movimentar.
O flagelo é essa cauda.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------Por enquanto é só isso.
Naim

terça-feira, 22 de julho de 2014

Predicado; predicativo do sujeito


  Caso você não saiba o que é sujeito ou adjunto adnominal entre nos links, por que para esse tema é necessário.

Sujeito: http://vamos-ler-e-aprender.blogspot.com.br/2014/05/sujeito.html 
Adjunto Adnominal: http://vamos-ler-e-aprender.blogspot.com.br/2014/07/adjunto-adnominal.html 

                                                                     Predicado

  Na minha opnião achar o predicado é mais simples que o predicativo do sujeito, então começaremos por ele.
  O predicado é tudo que dá razão ao sujeito e tudo o que dá razão ao sujeito é tudo que não é sujeito.

Exemplo: Os jogadores de futebol são ricos. Primeiro tente achar o sujeito (por isso botei o link). Se você acha que o sujeito é "Os jogadores de futebol" parabéns, você está certo. O restante da frase, "são ricos", é o predicado.

                                                             Predicativo do sujeito 

  Bem, ele é simplesmente um adjunto adnominal que se refere ao sujeito e está separado dele por vírgula ou por verbo. Vamos usar o exemplo acima:

      Os jogadores de futebol são ricos (azul = sujeito).  Agora que já sabe o que é o sujeito veja no predicado tudo que não é verbo. A única palavra que não é verbo no predicado é "ricos", em seguida pense, quem é rico? Os jogadores de futebol, o que significa que no contexto "ricos" é predicativo do sujeito, já que se refere ao sujeito e está separado dele por verbo.

                                                                 Fique atento

Uma oração não pode ter mais de um sujeito, mas pode ter adjuntos adnominais se referindo a substantivos fora do sujeito.

                                                              Mais exemplos

  Azul = Sujeito.
  Verde = Predicado.

 Aquele homem comprou uma casa nova animado. 
Adjuntos adnominais = "Aquele", "uma" e "nova".
"Aquele" se refere a homem (substantivo) e está junto dele, por isso é um adjunto adnominal. A mesma coisa acontece com "uma" e "nova", só que estes se referem a casa.
  Predicativo do sujeito = "animado".
  Animado? Quem? Aquele homem. Animado se refere a "aquele homem" (sujeito) e está separado por verbo o que faz dele um predicativo do sujeito.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Se você sabe o que é predicado do sujeito, predicativo do sujeito, adjunto adnominal e sujeito, ache cada uma dessas coisas na frase abaixo:
"O homem velho comprou uma casa nova animado".
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------É apenas isso, até a próxima postagem,
Naim
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Resposta:
Sujeito: "O homem velho".
Adjuntos adnominais: "O", "velho", "uma" e "nova".
Predicativo do sujeito: "animado".
Predicado: comprou uma casa nova animado.

sábado, 19 de julho de 2014

Reino dos vegetais (classificação)

O reino vegetal é composto por seres eucariontes, pluricelulares, autótrofos, com reprodução assexuada e sexuada. Esse reino foi "dividido" em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.



Briófitas

  Os briófitas são o único grupo que é avascular, ou seja, não possuem tecidos condutores. Estes, para passar nutrientes de um ponto da planta para o outro tem que passar o nutriente de célula em célula, o que dificulta o crescimento desses seres.
  De tão pequenos que são os cientistas dizem que eles não tem caule,raiz e folhas e sim cauloide, rizoide e
filoide, respectivamente, que apesar das mesmas funções pelo pequeno tamanho mudaram o nome.
  A reprodução deles tem duas fases, a sexuada e assexuada. A sexuada tem os gametas, que se encontram e dão origem ao zigoto, que logo vira o esporófito. Este esporófito tem uma haste e uma capsula. Essa cápsula contêm esporos que quando maduros são liberados e carregados pelo vento. Ao encontrarem um bom local os esporos germinam e reiniciam o ciclo.
  Estes seres preferem lugares mais úmidos e com exemplo temos os musgos.



Ciclo de reprodução( pteridófitas), (começa no centro do topo).
                                                                               Pteridófitas

  Diferentemente das briófitas as pteridófitas são vasculares, por isso são bem maiores. Eles não tem sementes e para se reproduzirem "usam" os gametas e esporos.
  No início a planta é apenas o gametófito.  Os gametas se encontram e formam um embrião que se desenvolve e forma o esporófito. Quando este estiver bem desenvolvido virará uma "folha". Atrás deles se tem uma coisa chamada "soros" que guardam esporos. Os esporos são liberados e ao encontram um local adequado germinam e formam outro gametófitos, reiniciando o ciclo.
  Eles preferem locais úmidos e tem raiz, caule e folha. Um exemplo de um vegetal pteridófito é a Samambaia.



Gimnospermas

Foi o melhor que achei =C
 Diferente dos outros dois grupos inferiores vistos à cima, este grupo tem plantas com sementes. Essas sementes ficam em um local chamado estróbilo. Alguns estróbilos são masculinos outros femininos. Os masculinos formam grãos de pólen que podem ser levados até chegar no estróbilo feminino. O estróbilo feminino tem ovários que só tem uma pequena entrada chamada micrópila. Quando encontra um óvulo o
grão se desenvolve e cria um tubo que penetra na micrópila. Por meio deste tubo os gametas entram e procuram a oosfera, e ao encontrar se unem e formam um embrião. Enquanto o embrião se desenvolve o ovário vira uma semente que nutre e protege o embrião. Ao encontrar condições adequadas para a vida o embrião da semente se desenvolve e forma um novo vegetal.




Angiospermas 



 Este é o único grupo que tem flores e frutos. Ele é como uma evolução das outras plantas, tudo  de importante que os outros tem ele tem (menos os estróbilos, estes apenas os gimnospermas tem).
Androceu = parte masculina, gineceu = parte feminina. (em outro post explico).
  Sua reprodução é "simples" e precisa das flores. As flores tem gametas, o feminino fica no ovário e o masculino é o pólen.
Para acontecer a reprodução é necessário que o pólen entre no estigma por meio de agentes como o vento e animais. O gameta masculino presente no pólen sai e chega até o ovário. O óvulo fecundado vira semente e o ovário um fruto. Quando a semente é dispersa e quando encontra condições adequadas se desenvolve e vira um novo ser vivo, reiniciando o ciclo.

Mais: A tem nutrientes, pois estes alimentam a semente. 



Lembrando que briófitas não  tem caule, folha e raiz porque tem rizoide, cauloide e filoide e que os briófitas são os únicos avasculares.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Botem nos comentários se acham que é necessário um post para as flores,
Até mais,
Naim

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Adjunto adnominal

  Adjunto adnominal

  É a função sintática da expressão que se refere ao substantivo e não é separado dele nem por vírgula nem por um verbo. Parece complicado, mas é simples, basta alguns exemplos.

Exemplos:  Os nossos jogadores talentosos jogarão bem hoje. - O primeiro passo para descobrir os adjuntos adnominais, é descobrir o substantivo. Neste caso, jogadores é o único. Agora veja as palavras que se referem a ele podendo ser: artigo, adjetivo, pronome, numeral ou (às vezes) locução adjetiva. 
Então os A. adn. (a partir de agora vou chamar adjunto adnominal assim) são "os" (artigo), "nossos" (pronome possessivo) e "talentosos" (adjetivo).

Os turistas estrangeiros deixaram dinheiro no Brasil. Azul = Substantivo. Verde = A. adn..
(artigo)       (adjetivo)                                ↑ o "no" é igual à em o. Juntando os dois deu"no", mas o "o" ainda pode ser considerado artigo. Mesmo tendo 3 substantivos nada se refere a dinheiro.

"Os jogadores são bons." Na frase ao lado bons é adjetivo, mas não é adjunto adnominal, pois está separado do substantivo ( não é adjunto).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------Dúvidas? Apenas comentem.
Tchau, hasta la vistas, bye, خداحافظ     (Português, espanhol, inglês e persa, respectivamente),
Naim