quinta-feira, 10 de julho de 2014

Adjunto adnominal

  Adjunto adnominal

  É a função sintática da expressão que se refere ao substantivo e não é separado dele nem por vírgula nem por um verbo. Parece complicado, mas é simples, basta alguns exemplos.

Exemplos:  Os nossos jogadores talentosos jogarão bem hoje. - O primeiro passo para descobrir os adjuntos adnominais, é descobrir o substantivo. Neste caso, jogadores é o único. Agora veja as palavras que se referem a ele podendo ser: artigo, adjetivo, pronome, numeral ou (às vezes) locução adjetiva. 
Então os A. adn. (a partir de agora vou chamar adjunto adnominal assim) são "os" (artigo), "nossos" (pronome possessivo) e "talentosos" (adjetivo).

Os turistas estrangeiros deixaram dinheiro no Brasil. Azul = Substantivo. Verde = A. adn..
(artigo)       (adjetivo)                                ↑ o "no" é igual à em o. Juntando os dois deu"no", mas o "o" ainda pode ser considerado artigo. Mesmo tendo 3 substantivos nada se refere a dinheiro.

"Os jogadores são bons." Na frase ao lado bons é adjetivo, mas não é adjunto adnominal, pois está separado do substantivo ( não é adjunto).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------Dúvidas? Apenas comentem.
Tchau, hasta la vistas, bye, خداحافظ     (Português, espanhol, inglês e persa, respectivamente),
Naim

2 comentários:

  1. Muito boa explicacao!!
    Obrigado Naim
    Abraco,
    Vahíd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigao,
      Vahid.
      Observação: a Colômbia nunca vencerá o Brasil. =D

      Excluir