sábado, 25 de outubro de 2014

Reptéis

Os répteis são seres vertebrados que existem a cerca de 300 milhões de anos. Atualmente existem mais de 7 milhões de répteis, e como exemplo de répteis, podemos citar as cobras, tartarugas e jacarés. O significado de réptil veio do latim e significa rastejar. Rastejar é uma forma de locomoção dos répteis, mas eles também podem nadar, andar, cavar, subir em árvores e até planar.

Os répteis foram o primeiro grupo a se adaptar totalmente a vida terrestre, já que diferente dos anfíbios, eles não necessitam da água para se reproduzir. O que permitiu- os a viver em ambientes terrestres foi a respiração pulmonar; a pele revestida por escamas (fato que ajuda os répteis a não perderem muita umidade); a fecundação interna; entre outros fatores.
Como eu já disse, os répteis têm seu corpo revestido por escamas, porém é necessário trocar as escamas de tempos em tempos (que variam conforme a espécie e o crescimento do animal). Essa troca é chamada de “ecdise”, mas é popularmente chamada de “troca de pele” ou “muda”.
Caso você não saiba, o guizo da cascavél são vestígios endurecidos da antiga pele, que aderem- se à base da cauda e não se perdem no processo de muda. Cada anel representa 1 ano de vida, aproximadamente, pois essa espécie troca de pele quase uma vez por ano, e a cada troca "cria" um novo anel.

Os répteis, iguais aos peixes e anfíbios, têm o “sangue frio”. Eles não conseguem manter a temperatura corporal apenas usando a parte interna do corpo, e por isso eles necessitam de fontes externas de energia, muitas vezes o sol. Eles apresentam estratégias comportamentais para manter sua temperatura corporal, como controlar o tempo e a posição de exposição a fontes de energia térmica.
A maioria dos répteis são carnívoros, mas alguns poucos são herbívoros, como os cagados, jabutis, tartarugas e alguns lagartos. O sistema digestório dos répteis são todos completos e a respiração é feita através de pulmões.
Os répteis possuem sexos separados e fecundação interna, além da maioria dos répteis serem ovíparos. Porém algumas espécies de répteis são ovovivíparas, ou seja, os filhotes se desenvolvem em ovos que permanecem no interior do corpo da fêmea. Os répteis não passam por metamorfose, e na maioria das vezes, ao o filhote nascer ele já é independente, não necessitando dos pais.

Curiosidade: diferença entre cagado, jabuti e tartaruga: as tartarugas são seres aquáticos e tem os membros modificados em nadadeiras; os jabutis têm membros desenvolvidos para locomoção, com dedos curtos e sem membranas entre eles; e os cagados em dedos com membranas, além de ter a carapaça em um formato oval.
Quelônio é a classe deles.

___________________________________________________________________
Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida é só por nos comentários. Se tiver algo errado ou se quiser que eu escreva mais sobre alguma coisa, também é só comentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário