Orações coordenadas são orações independentes estruturalmente, mas uma delas é dependente da outra semanticamente. O que isso quer dizer? Vou dar um exemplo de orações coordenadas para facilitar:
"Ele comprou a passagem e partiu no primeiro trem". As duas orações ( a vermelho claro e a vermelho escuro) são coordenadas, pois tem sentido completo, tendo sujeito, verbo e predicado, tanto que você pode falar, mesmo do nada, "Ele comprou a passagem" ou "Ele partiu no primeiro trem". Porém, na segunda frase, pode se perceber que a segunda frase se refere a primeira semanticamente, o que a deixa dependente semanticamente.
Outra coisa marcante nessas orações é a relação entre elas e as conjunções usadas (as vezes implicitamente).
Existem dois tipos delas, as assindéticas e as sindéticas. As sindéticas possuem conjunção explícita no início da oração e as assindéticas implícitas ("a" significa ausência e "sindética" se refere a conjunção). Existem 5 tipos de orações coordenativas sindéticas: aditiva, adversativa, alternativa, explicativa e conclusiva.
Aditiva
Estabelece uma relação de acréscimo, adição, com a oração anterior. Podemos usar as seguintes conjunções nesse tipo de oração coordenada: e , nem, que ou pelas locuções correlativas: não só... mas (também), entre outros. Não usa- se vírgula antes de nenhuma conjunção aditiva. Um exemplo é a frase em vermelho no inicio do texto.
Adversativas
Estabelece uma ideia que se opõe com a oração anterior. Usamos frequentemente estas conjunções em orações deste tipo: mas, porém, entretanto, contudo, todavia. Nessas orações a vírgula antecede a conjunção. Um exemplo é: " Eu quero dormir, mas ninguém faz silêncio".
Alternativas
Indicam ideias que se excluem, como, por exemplo, opções. Usa - se as conjunções "ou","ou...ou...","ora...ora...", entre outras conjunções. Exemplo: "Ou você vare o chão ou limpa o carro".
Conclusiva
Concluí algo, exprime a declaração feita na oração anterior. Usa- se estas conjunções: "logo", "por isso", "portanto", etc.. Todas as conjunções deste tipo são isoladas por vírgula. Um exemplo é: "Há gente dormindo, portanto, faça silêncio".
Explicativa
Explica a oração anterior. Como exemplo de conjunção explicativa temos pois e porque. Todas as conjunções explicativas, com exceção do "porque", devem ser antecedidas por vírgula. Um exemplo é: " Façam silêncio, pois há gente dormindo".
___________________________________________________________________
Por pouco o blog acabou, mas acho que vai continuar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário