quarta-feira, 26 de março de 2014

Grécia antiga, geografia, Esparta, Atenas e guerras.

Antes de escrever sobre o assunto vou avisar algo. As guerras vão ser as médicas e do Peloponeso, ah, e fique atento com os erros se você for brasileiro (já entrou gente dos Estados Unidos =D ) se não, não tem sentido, OK?



        A primeira coisa que vou falar é sobre a geografia e sua relação com a atividade econômica e política feita.

        
     * A Grécia antiga era localizada onde hoje fica a Grécia (toda), Itália (somente parte da península) e Turquia ( parte do litoral) no século VIII a.C. Por causa do seu litoral intercortado, ter muitas ilhas, muitos portos naturais e poucas áreas boas para a agricultura os gregos partiram da agricultura ( coitada de Deméter, deusa grega da terra cultivada) para o comércio marítimo. E por causa das irregularidades (montanhas e vales) tiveram que se dividir em cidades-Estados (chamada de PÓLIS pelos gregos), que era um centro político independente, tinha próprio governo, moeda, leis e exército.




       Uma cidade-Estado conhecida é Esparta, situada península do Peloponeso . Em Esparta a sociedade é dividida em três, espartanos, periecos e hilotas.

    *  Os espartanos eram os cidadães, apenas eles podiam ter terras, escravos e ocupar cargos públicos. Eles se dedicavam a vida militar e passavam maior parte da infância em quartéis.

    *  Os periecos eram os homens livres que viviam ao redor de Esparta e se dedicavam a agricultura e ao comércio. Não tinham direitos políticos, mas tinham de pagar tributo e prestar serviço ao exército Espartano.

  *Os hilotas eram a população mais numerosa de Esparta. Eles eram os escravos de Esparta por que seus descendentes se rebelaram contra os antigos dórios eles (os seus descendentes)  perderam qualquer direito civil. Eles pertenciam ao estado e para a população não crescer matavam alguns todo ano. Haja injustiça, né?

  Enfim, os Espartanos faziam um regime oligárquico ou seja o poder era hereditário. O seu tipo de governo era aristocracia militar. Haviam dois reis, esses reis e os anciãos das famílias mais poderosas formavam a Gerúsia, conselho que criava as leis. A assembleia de lá era chamada de Apella, era formada pelos cidadãos (espartanos maiores de 30 anos,militares,por que se não fossem já estariam mortos,sério) e votava os projetos apresentados pela Gerúsia. Os éforos era outro órgão, era composto por 5 membros eleitos para controlar a vida dos cidadãos e vigiar a Gerúsia,os reis e a Assembleia (Apella).

      



     * Atenas diferente de Esparta era dividida em outras classes, Cidadãos, Metecos e Escravos.



     *Cidadãos- Homens, livres, maiores de 18 anos filho de pai e mãe ateniense.Só eles tinham direito de participar da política e ter terras.


      *Metecos-Estrangeiros. Dedicavam-se ao comércio e artesanato. Podiam participar de cerimônias e festividades religiosas, mas não podiam ter terras nem participar da vida política.

      *Escravos- Bom, o nome já indica, mas eles eram o grupo mais populoso.não tinham direitos e eram geralmente filhos de escravos ou prisioneiros de guerras.


   Em Atenas a política é diferente. No século V a.C. eles começaram   uma democracia. Por isso Atenas é conhecida como o berço da democracia. Ela tinha quatro órgãos, tribunal dos Heliastas, Bulé ou Conselho, Estrategos e ekklésia.


   *Ekklésia- Assembleia popular de Atenas. Eles votavam as leis e participavam em conflitos bélicos. Todos tinham o poder das palavras e eles votavam as pessoas da Bulé e escolhiam os Estrategos.Composto por,entre, 35.000 e 40.000 cidadões(acredite,a população total de Atenas era mais que o triplo disso).


   *Bulé- Criavam as leis e elegiam os membros do Tribunal dos Heliastas.Eram compostos por 500 cidadãos.

   *Tribunal dos Heliastas- Discutiam assuntos penais ou civis. Composto por 6.000 cidadãos.


  *Estrategos- 10 generais que aplicavam as leis e comandavam o exército.


  A democracia cresceu em Atenas da seguinte forma; no século V a.C. Sólon aboliu a escravidão por dívidas e deixou que TODOS os cidadãos participassem da ekklésia (mas apenas ricos podiam ser eleitos). Clístenes aboliu a divisão por riqueza e sim por local e deixou todos iguais perante a lei. Curioso é que os dois eram membros da aristocracia.


                                                           GUERRAS MÉDICAS
                            Saiba mais:

                    Causa do nome: as guerras médicas foi a guerra contra os persas.Já que alguns os chamavam de "medos" alguns chamam a guerra de Guerras Médicas.


                   *Causa- Expansão territorial dos persas.
                    Por causa dos ataques Atenas criou a liga de Delos, onde para participar dela tinha que doar a liga navios, homens ou dinheiro a fim de financiar o exército.
                  No final da guerra os gregos expulsaram os persas,mas depois disso Atenas usou o dinheiro da liga para embelezar a cidade. Algumas cidades-Estado, como Esparta, sairam da liga de Delos e foram para a de Peloponeso, então começou a guerra do Peloponeso...
                   

                                                 GUERRA DO PELOPONESO


                    A guerra foi entre os próprios gregos, a Liga de Delos contra a do Peloponeso. Ao terminar a guerra do Peloponeso (o Peloponeso ganhou =D ) os gregos estavam acabados (=C), com isso a Macedônia atacou e conquistou a Grécia.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------
               Bom sobre a Grécia era isso, mas encontraram o erro?


              Se encontrou parabéns, não se fala cidadões e sim cidadãos, só avisando os erros nunca vão ser de palavras históricas como Bulé,OK?

Só falando novamente qualquer assunto mande para o e-mail: naimsantos2002@gmail.com
                 Então tá, fui =D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário