quarta-feira, 30 de julho de 2014

Poríferos

Poríferos


Os poríferos ou esponjas é um filo do reino animal composto por seres aquáticos. Sua principal característica é que ele é porta poros por isso o nome poríferos, do latim porus =poro e ferre= portador. Os representantes são as esponjas, seres tão simples que nem sistemas, nem órgãos e nem tecidos eles tem. Eles vivem na água, geralmente salgada, e vivem fixos a rochas, conchas ou outros substratos marinhos

Reprodução

A sua reprodução é sexuada e assexuada ,por brotamento ou fragmentação.
Por brotamento é quando a esponja produz brotos , internos ou externos, que dão uma nova esponja. Ela
pode se separar da original ou continuar unida e formar uma colônia.

Já a reprodução por fragmentação é quando um fragmento se desprende da esponja (por danos causados pelas correntes, ondas ou por animais), encontra um substrato e regenera-se gerando uma nova esponja.
  A reprodução sexuada ocorre assim: uma esponja libera espermatozoides que chegam em outra esponja, onde fecundam o óvulo. O óvulo fecundado vira uma larva que pode nadar através de um flagelo*(significado no final da postagem) e ao encontrar um substrato se desenvolve e forma uma nova esponja. Não tem risco do espermatozoide entrar na esponja e não ter óvulo, já que as esponjas são hermafroditas. 
As esponjas são hermafroditas, mesmo que acima tenha macho e fêmea.

 Alimentação

Para você entender a alimentação dos poríferos antes você tem que saber como ele é.
A esponja tem vários poros ao redor do seu corpo. Ele também tem uma cavidade central na parte interna que pode comunicar-se com os poros. Essa cavidade tem o nome de átrio. Ele também tem o ósculo que é uma abertura localizada na parte superior da esponja. Ele tem muitas células, porém tem uma que é mais importante para a alimentação, o coanócito, uma célula flagelada que reveste internamente a cavidade do átrio.
A espícula só serve na sustentação do corpo da esponja.

A alimentação acontece assim: os coanócitos batem os seus flagelos, criando um ciclo de água contínuo que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Se passar pequenos fragmentos de matéria orgânica os coanócitos capturam-o e participam do processo de digestão. Por retirar o alimento do fluxo da água as esponjas são consideradas animais filtradores. O oxigênio necessário para a respiração também é retirado da água.

Uma pequena conclusão

O ''Bob esponja'' deve ser uma esponja muito mutante, pois esponjas não se movem, não tem cérebro, olhos ou muitas outras coisas apresentadas no desenho. A cor dele está certa, pois esponjas podem ser vermelhas, laranjas, azuis, violeta, preto ou amarelo- dourado. Ache se for capaz uma semelhança sem ser a cor deles:


                                                                        Flagelo*

  O flagelo é um filamento que serve para locomoção. O espermatozoide tem um flagelo, que é o que o permite se movimentar.
O flagelo é essa cauda.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------Por enquanto é só isso.
Naim

Nenhum comentário:

Postar um comentário