domingo, 22 de março de 2015

Célula animal e suas organelas

 Existem dois tipos de células: eucariontes e procariontes. Mas aqui só falaremos das eucariontes, que são as que tem núcleo definido.
  Existem dois tipos de células eucariontes: a animal e a vegetal ( só veremos a animal). Cada célula tem sua própria vida e unidas podem criar tecidos, como a pele. Uma uniam de tecidos semelhantes forma um órgão, que juntos formam sistemas. As células em si são tão pequenas que um cm de fio de cabelo é composto por milhares de células mortas.
Enfim, nem todas as células animais são iguais, por exemplo, as que formam os neurônios são diferentes das que formam o pulmão. Porém, todas as células animais tem características comuns, presentes em todas elas. Serão estas características que veremos.


Para facilitar o compreendimento, vamos imaginar que essa célula é um humano.
  O núcleo seria o cérebro, pois é ele que "diz" o que deverá ser feito para o funcionamento da célula. Isso só consegue ser feito, pois o núcleo tem DNA, que contém essas informações necessárias para a vida da célula.

Citoplasma - O citoplasma é formado por duas coisas: o citossol e organela(s). As organelas são estruturas especializadas certas questões. Como exemplo de organelas temos a mitocôndria, o centríolo e o ribossomos (veremos daqui a pouco). Já o citossol é um fluido com consistência de gel que é composto por conjuntos de substâncias (açúcar e proteínas) que ficam soltas em sua água. As organelas ficam todas no citossol e ele também a responsável por diversas reações químicas importantes para a manutenção da célula.

  Membrana Plasmática: Ela funciona como pele, mas com alguns updates. A membrana plasmática protege a célula; regula a entrada e saída de substâncias (por exemplo, a saída do gás carbônico produzido pelas mitocôndrias); participa da comunicação química entre as células. A membrana plasmática é basicamente formada por proteínas e lipídios.

Organelas:


   A mitocôndria a organela azul (cores ilustrativas) que é como se fosse um pequeno pulmão, afinal ela que faz a respiração das células.

  Lisossoma - Os lisossomos são como minis sistemas digestórios. São eles que ingerem o alimento e fazem a digestão, com a ajuda de enzimas digestivas.

  Centríolo - Normalmente está em pares e tem a função de ajudar a divisão celular, sua movimentação e a criação de flagelos ou cílios.

  Retículo endoplasmático rugoso (ou granular) e liso - É formada por um conjunto de canais que se comunicam entre si e sua principal função é a síntese e o transporte de moléculas. Há dois tipos desse retículo, o rugoso e o liso. O rugoso tem ribossomos em sua membrana e o liso não.

  Ribossomo - É formado por proteínas e RNA e sua função é realizar a síntese de proteínas, formar as proteínas.

Complexo golgiense - Na imagem é o "complexo de Golgi" e é normalmente formado por um conjunto de estruturas achatadas e empilhadas. Sua principal função é produzir e enviar para fora da célula determinadas substâncias, e também armazenar moléculas que serão posteriormente utilizadas pelo organismo.

Fagocitose e Pinocitose

  As Células eucariontes tem a capacidade de capturar moléculas de fora da célula para o citoplasma. Isto pode ser feito por dois métodos: pela pinocitose ou pela fagocitose.
  Na fagocitose a célula normalmente engloba partículas grandes para seu tamanho, como células, vírus e bactérias. As células especializadas para isso são os leucócitos, encontrados  na corrente sanguínea. A fagocitose tem quatro etapas: para capturar o alimento primeiro são criados dois pseudomos. Então, a membrana plasmática envolve o microrganismos. Por fim, os lisossomos digerem o que foi capturado e enfim os resíduos são eliminados da célula.
Se não entendeu nada, acho que isso ajuda.
Já na pinocitose , as partículas capturadas são menores que na fagocitose e normalmente são líquidas. Uma das maiores diferenças é que na pinocitose as partículas são englobadas sem criar os pseudomos, e sim, a membrana faz uma invaginação na área, formando pequenas vesículas no citoplasma celular que contém a partícula. Traduzindo, meio que a membrana se contrai para as partículas entrarem e depois se fecha, deixando a partícula presa em vesículas.

Pinossomo é o lugar onde as partículas capturadas ficam.
________________________________________________________________________
Brigado a quem leu até aqui. Vocês leitores são o motivo de eu continuar esse blog. Valeu mesmo.
Naim

6 comentários:

  1. Gostei ameia mesmo legal sobre às células

    ResponderExcluir
  2. Amei, achei superinteressante, porém eu queria ter como ampliar a imagem sem desfocar nos nomezinhos. 🤗

    ResponderExcluir
  3. Queria que vc fizesse outras versões se puder, obrigada

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Vários assuntos apresentados de forma acessível.
    Grato!

    ResponderExcluir
  5. vai servir para minha maquete

    ResponderExcluir
  6. Quero ver a vegetal agora em!

    ResponderExcluir