terça-feira, 23 de setembro de 2014

A concentração industrial e a urbanização

 Concentração industrial 

 As indústrias são muito importantes para o desenvolvimento econômico de um país e também gera a urbanização. Porém as indústrias não se fixam em lugares aleatórios, geralmente vão para lugares próximos de fontes de matéria-prima, próximo de um mercado consumidor, com rede de transporte e infraestrutura de servições, além da proximidade da mão de obra necessitada. No Brasil as indústrias se desenvolveram bem por ter a maioria dos fatores que eu citei, porém também houve outras coisas que ajudaram o seu desenvolvimento. O governo brasileiro queria que o Brasil evoluísse no setor industrial e para isso, em 1930, ele estabeleceu fim de cobrança de imposto sobre produtos que fossem transportados de um estado para o outro. O estado mais beneficiado com isso foi São Paulo, pois ele já possuía forte industrialização e com isso houve maior venda para o mercado local e internacional, aumentando o lucro. 
No Brasil existe uma descentralização das indústrias que pode ser explicada por seguintes fatores: a redução de custos, o transporte e a "guerra fiscal". A redução de custos acontece muito com a saída das áreas tradicionais e se instalar em regiões com menos indústrias, indo a um local com mão de obra normalmente menos organizada (e por tanto mais barata), o preço de terrenos, impostos locais e outras vantagens. Em alguns lugares, se tem grandes problemas com trânsito, por isso ir para um lugar com condições de trânsito melhor e mais infraestrutura também reduziria os custos. E por fim a guerra fiscal, que é quando alguns estados ou municípios acabam abrindo mão de impostos locais ou fazem doações de terrenos, prédios e alguns serviços para atrair indústrias que geram empregos. Esses fatores ajudaram na descentralizar as indústrias, ou seja, não deixar mais centralizado. Hoje existe indústrias em todo o país por causa desses fatores, que "incentivaram" as indústrias a irem a outros locais.

Urbanização 

Para algum local ser considerado uma cidade é necessário que se observe  a população, a densidade demográfica, infraestrutura e equipamentos urbanos, como rede de transporte, assistência médico- hospitalar, escolas, bancos, entre outras. As cidade são importantes, pois tem centros de decisão política, de moradia, lazer para a população,  localização na produção industrial, comércio, entre outros fatores. Com o tempo, as cidades ficaram muito valorizadas, por isso algumas indústrias foram para outros locais, tentando diminuir os custos, fato que ajudou a descentralizar a indústria.
O número de cidades começou a crescer com a expansão das indústrias, que  atraiu a população rural para trabalhar lá. Esse fenômeno de migração do campo à cidade ficou conhecido como êxodo rural. O êxodo rural acelerou a urbanização, porém a urbanização acelerada teve um lado negativo.
A urbanização no Brasil foi muito acelerado, e com isso houve macrocefalia urbana, traduzindo, houve um crescimento desordenado de algumas cidades, além da urbanização acelerada ter aumentado o número de favelas e cortiços. Além disso há muitos problemas urbanos, como a falta de transporte público, o lixo, entre outros problemas.

_____________________________________________________________________Se você fosse construir uma indústria, onde ela ficaria, em cidades ou longe delas? E o que você produziria? Bote nos comentários sabendo que geralmente, as cidades tem a infraestrutura maior e a mão de obra melhor, já longe das cidades a mão de obra não é especializada e é mais barata, a infraestrutura é menor (neste país é) e os custos são menores.  
Por enquanto é só isso.
Naim

Nenhum comentário:

Postar um comentário