sábado, 24 de maio de 2014

Sujeito

Sujeito

 O sujeito é o que faz o verbo ficar no singular ou no plural. 
Exemplo: "Eu comprei aquele livro". Comprei é o verbo e está conjugado na primeira pessoa, então o sujeito é "eu". O sujeito não é só a pessoa como "eu, tú, ele, nós,vós,eles", mas também o acompanhamento da pessoa. "Todos os alunos estudiosos passarão direto", o sujeito não é só alunos, mas também o que acompanha alunos (sujeito= todos os alunos estudiosos).

Existem vários tipos, agora vou falar sobre alguns.

                                                                  Sujeito simples

É o sujeito que tem apenas um núcleo. Mas o que é o núcleo? O núcleo é a palavra principal do sujeito, a pessoa. Na frase "Todos os alunos estudiosos passarão direto", "alunos" é o núcleo e mesmo sendo no plural é apenas 1 núcleo porque é apenas uma palavra.

Sujeito Composto

Sujeito que tem 2 ou mais núcleos.
Exemplo: Meu amigo e eu jogamos muito futebol. O sujeito é "Meu amigo e eu" e os núcleos são "amigo" e "eu". 

Sujeito Agente

 É o sujeito que pratica a ação do verbo.
Exemplo: eu comprei um livro. O sujeito é "eu" e é esse sujeito que está fazendo  a ação do verbo (comprar o livro, no caso).

Sujeito Paciente


É o sujeito que sofre ou recebe a ação. É possível mudar uma frase de sujeito agente para paciente, ou o contrário. Podemos transformar "eu comprei um livro" para " o livro foi comprado por mim", "o livro" que conjuga o verbo por isso ele é o sujeito
Exemplo: Os livros foram comprados pelo menino. "Os livros" é o sujeito, já que ele conjuga o verbo, mas ele não está comprando e sim ele foi comprado, ou seja, sofreu a ação. =D

 Sujeito Oculto/ Desinencial

É quando o sujeito não está na frase, mas podemos reconhecer implicitamente a partir da conjugação do verbo.
Exemplo: "Comprei um livro", não estou falando o sujeito, mas a partir da conjugação do verbo, podemos descobrir que o sujeito é "eu".

Sujeito Indeterminado

É um sujeito que não pode ser identificado. Geralmente vem acompanhado de um verbo na 3º pessoa. 
Exemplo: Assaltaram o garoto. Parece que o sujeito é "eles", mas pode não ser. Eu acho que deve aparecer muito em livro de detetives como "assassinaram o Sr. Augusto, mas quem foi? O Sherlock Homes irá descobrir", tipo isso.

Sujeito Inexistível ( oração sem sujeito)

Só para você não se confundir uma oração só pode ter um verbo. Voltando ao assunto, tem alguns verbos que não permitem a presença de pessoas. Esses verbos são chamados de "verbos impessoais".
Alguns desses verbos são:

* Ter e haver quando são usados no sentido de existir. Exemplo: "Vai ter [ou terá] muita gente nos estádios". O verbo é ter, mas quem vai ter? Impossível responder.

* Fazer indicando tempo. Exemplo:  "Faz três semanas" o verbo é "fazer", mas quem é o sujeito? Impossível dizer.

*Verbos que indicam Fenômenos da Natureza.Exemplo: "Choveu ontem", choveu é o verbo, mas quem choveu? Não dá para responder. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Espero que tenham gostado. Se tiver algum erro, botem nos comentários ou me falem pessoalmente. 
Agora para exercitar um pouco faça a questão proposta anotando em um papel (ou na sua super-memória).

1- Identifique o sujeito e classifique-o. Uma frase pode ter mais de um sujeito, pode ser simples e agente , composto e paciente, etc... então bote os dois. Exemplo: Comeram muito. Identifique: "eles" Classifique: Oculto/ Desinencial agente.

a) O menino, seu pai e sua mãe foram para o restaurante.

b) O menino chutou a bola.

c) A bola foi chutada pelo menino.

d) Pegou minha caneta.

 e) Pegaram minha caneta.

f) Andamos muito!

g) Haverá muita gente na copa.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------Respostas: a)O menino, seu pai e sua mãe foram para o restaurante.
I= "O menino, pai e sua mãe".  C = Composto (núcleos: menino, pai e mãe) e agente

b)O menino chutou a bola.
I= "O menino".   C = Simples (núcleo: o menino) e agente

c)A bola foi chutada pelo menino.
I= "A bola".  C= Simples (núcleo: bola) e paciente.

d)Pegou minha caneta.
I= Ele ou ela (terceira pessoa do singular).   C = Oculto/ Desinencial e agente.

e) Pegaram minha caneta.
I= Não dá. Impossível.  C = Indeterminado e agente.

f)Andamos muito!
I= Nós.  C = Oculto/ desinencial e agente.

g) Haverá muita gente na copa.
I= impossível.  C = Oração sem sujeito. 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------Espero que tenham gostado, até a próxima.
Tchau

3 comentários:

  1. a questão d) é indeterminado, pois pode ser tanto ele como ela como meu pai, minha mãe, você, e não só ele, você errou, mas se eu estiver errado, me explique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É oculto mesmo Pedro, Indeterminado geralmente está na terceira pessoa do plural. Ex.: Roubaram o banco.
      Também é possível saber que é oculto, já que é possível a pessoa na qual o verbo está sendo conjugada.

      Excluir
    2. A pessoa na qual está sendo conjugada é terceira pessoa.
      Você está parcialmente certo, vou mudar e você diz se acha que tirei o erro.
      Continue comentando.
      =D

      Excluir