segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Moluscos

Estranhos, nojentos, valiosos!!! Esses são alguns moluscos. Estranhos porque alguns deles são na minha opinião, são estranhos, nojentos porque a lesma é um molusco e todos são assustadoramente moles e valiosos porque polvos são meio caros e as ostras produzem pérolas (todos esses bichos que eu falei são moluscos).
Os moluscos estão divididos em três grupos, gastrópodes, cefalópodes e bivalves. Os nomes parecem estranhos, mas todos tem significados que ajudam na compreensão do assunto.


Gastrópodes


A palavra "Gastrópodes" veio do grego e quer dizer pés no sistema gástrico. O nome não é tão ao pé da letra, o pé não está grudado ao sistema gástrico e sim, conectado e bem perto a ele. Um exemplo de gastrópode é o
caramujo, que por menos que pareça, fabrica a própria concha. Alguns seres dessa classe tem uma concha, mas nem todos, por exemplo, a lesma não tem.
A maioria dos gastrópodes são herbívoros, mas tem alguns que são carnívoros, onívoros, detritívoros ou parasitas. 
A maioria dos gastrópodes tem o pé como responsável pela locomoção. Esse órgão costuma ser amplo e achatado, e muitas vezes tem uma glândula que solta muco (uma substância nojenta, na minha opinião) que ajuda o ser a deslizar e andar mais rápido. O pé deles também ajuda na reprodução, captura de alimento e defesa.
A maioria dos gastrópodes é hermafrodita, porém eles não se autofecundam. O caracol, por exemplo, para si reproduzir, no seu acasalamento há troca de espermatozoides de um ser para o outro. Em seguida, cada um deles se separa e depositam os ovos fecundados em um local úmido. O embrião se desenvolve e originaliza um novo caracol.
A maioria dos gastrópodes respira pela pele (respiração cutânea) e morre se você jogar sal nele, fato que faz ele perder muita umidade e dificulta muito a respiração deles. O casco dos caramujos e outros gastrópodes, além de ajudar na defesa, ajuda a não perder umidade.

Cefalópodes

Cefalópodes veio do grego e quer dizer pés na cabeça. Eles se caracterizam por ter pés modificados em forma de braços ou tentáculos  que se ligam a cabeça. Eles vivem no mar, alguns tem concha, como o
náutilo e a lula (concha interna, falha na evolução, eu acho) e outros não tem.
Eles vivem no mar e são carnívoros. Para se alimentar, utilizam os tentáculos para capturar a presa e levá- la a boca. Eles tem brânquias e é por isso que respiram.
Eles tem sexos separados e para reprodução, um ou mais tentáculos do macho possuem especializações em levar os espermatozoides para o interior do corpo da fêmea, onde ocorre fecundação. Os ovos fecundados são postos, geralmente, em estruturas gelatinosas que permanecem fixas em um substrato. No interior do ovo o embrião se desenvolve e dá origem a um novo animal.


Bivalves

Os animais dessa classe possuem uma concha rígida composta por duas valvas. Por isso o nome de bivalves.
Eles vivem na água e como exemplo temos as ostras e mexilhões. O corpo todo dos bivalves é protegido
pela concha e eles controlam a abertura e fechamento das valvas que formam a sua concha.
Para se alimentar, a maioria dos bivalves filtra a água, porém outros são carnívoros ou onívoros. Por isso, antes de comer um bivalve que filtra a água é bom cozinhá- lo, pois a água filtrada tem chance de estar poluída e de te contaminar.
As trocas gasosas são feitas por meio de brânquias e a maioria tem sexos separados. Para se reproduzir os gametas são lançados na água, onde se unem e formam um ovo. A maioria dos bivalves passa por um estado larval antes de se tornar adulto.
Para a locomoção alguns bivalves rastejam, outros cavam o substrato e outros vivem fixos. 





Curiosidade - formação da pérola

A ostra tem uma defesa contra parasitas, que qualquer coisa que entre lá ela vai enrolando em uma substância chamada madrepérola. Algumas pessoas fabricam pérolas e para isso botam um grão de areia em uma ostra, que com o tempo vai transformá- la em uma pérola.
Atualmente, também criam pérolas em laboratórios. Para isso, eles pegam a madrepérola da ostra e criam uma pérola.

Diferenças entre a Lula e o polvo

 Uma das diferenças é o formato da cabeça, o do polvo é redondo e o da lula não. O polvo tem 8 tentáculos, já a lula 10, sendo dois bem maiores que os outros. A lula também tem nadadeiras na cabeça e uma concha interna, já o polvo, não. E Lula também já foi presidente do Brasil, o polvo nunca =P.

_______________________________________________________________________
Por enquanto é só isso, lembrem de comentar e botar embaixo se achou legal e(ou) interessante. 
Naim

Nenhum comentário:

Postar um comentário