sábado, 4 de outubro de 2014

Complemento verbal: objeto direto e indireto. Verbos transitivos e intransitivos.

Em outra postagem eu tinha falado sobre o complemento verbal, porém, eu não expliquei muito bem sobre os objetos, pois eu tinha umas dúvidas sobre eles. Entendi mais do assunto, e já que me pediram vou reescrever a parte de objetos. Se quiser ver a postagem original do complemento verbal veja, pois agora só vou falar sobre os tipos de objeto. 
Link da postagem de complemento verbal!

Verbos Transitivos e intransitivos

Antes de começar a falar disso, é necessário saber que existem verbos transitivos e intransitivos. Os transitivos são os verbos que tem um complemento verbal. Na frase "eu li um livro", "li" tem complemento, o que transforma- o em um verbo transitivo. 
Porém outros verbos não tem complemento, como o verbo "estar", "existir", "ser", entre outros. Se pegarmos o enunciado "eu existo." não tem nenhum complemento, pois o verbo é intransitivo, e não tem complemento. Os verbos de ligação (como "estar", "ser" e "parecer") não precisam de complemento, e por tanto são intransitivos. Porém a classificação de verbo em transitivo e intransitivo varia conforme a frase. Na frase "Eu li", o verbo é intransitivo, já na frase "Eu li o jornal", o verbo é transitivo. Poucos verbos podem ser apenas intransitivos, e estes são o verbo "existir", os de ligação, e poucos outros.

                                                                   Complemento verbal

 Na outra postagem eu disse a como fazer para descobrir o complemento verbal, então suponho que você já saiba. Ao ver o complemento verbal, basta ver se ele tem alguma preposição em seu início. Se ele tiver uma preposição será considerado um objeto indireto, e se não tiver preposição será chamado de objeto direto. Alguns exemplos de preposição são: com, de, em, para, a (às vezes não é artigo), entre outros. A preposição é uma classe gramatical invariável, ou seja, não pode ir para outro gênero ou ser flexionado. Uma observação é que se pode juntar uma preposição com um artigo, se um objeto tiver essa junção ainda será um objeto indireto. A preposição "no", por exemplo, é a junção de "em" + "o".      
Hora dos exemplos!
Exemplos:

"O governo não cuida dos menores". Essa frase é um objeto indireto, pois se você ver o seu complemento, que no caso é "dos menores", você achará uma preposição. A preposição é a palavra "dos", pois "dos" é a junção de "de + os".

"A canoa atravessou o rio", por sua vez é um objeto direto, pois seu complemento é "o rio" e este não tem nenhuma preposição.

Uma dica quase infalível: Em algumas frases a pregunta "o quê" para achar o complemento verbal fica estranho. Na primeira frase ("O governo não cuida dos menores"), se você for fazer a pergunta "cuida o quê" fica estranho, já "cuida do quê" não. E se você observar, "cuida do quê" tem uma preposição, o que significa que o complemento é um objeto indireto.

Tem outro tipo de complemento verbal também, que é o de objeto direto e indireto. Ele só aparece quando a frase "tem" dois objetos, um direto e o outro indireto. Um exemplo de frase com esse objeto é a frase "Eu doei livros para a biblioteca", já que "livros" é um complemento direto e "para a biblioteca" um indireto.
_____________________________________________________________________
Qualquer dúvida é só por nos comentários,
Naim.
_____________________________________________________________________
kkkkkkkkk. Eu botei que postei isso na China e funcionou. =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário