terça-feira, 7 de outubro de 2014

Peixes


  
Hoje veremos sobre os peixes. Os peixes são uma classe do filo cordados (é mais ou menos o conhecido por vertebrados), do reino animal.
Os peixes são animais vertebrados aquáticos. Eles podem viver sozinhos ou em grupo (formando cardumes), e é um filo bastante variado, possuindo aproximadamente 26 mil espécies. O tamanho e o formato dos peixes é bastante variado. tendo peixes achatados, grandes, pequenos, corpo alongado... Externamente, o corpo da maioria dos peixes é revestido por escamas. Em algumas espécies as escamas são modificadas em espinhos, como acontece com o baiacu. 

Porém existem espécies de peixes sem escamas, mas estes tem a pele mais espessa, o que explica o nome popular de algumas espécies de peixes: "peixes de couro". Como exemplo podemos citar o bagre.
Que lindo... (letras sarcásticas)
Existe umas glândulas no peixe localizadas próximas à superfície da pele dos peixes que produz uma camada de muco, que deixa a pele do peixe escorregadia e facilita o seu deslocamento, além de dificultar a fixação de parasitas.
A maioria dos peixes tem nadadeiras que auxiliam na locomoção, propulsionando e orientando o deslocamento do peixe, além de ajudar no seu equilíbrio.
Muitos peixes tem uma estrutura chamada de bexiga natatório. Ela funciona como uma boia na piscina. Se você nadar para o fundo de uma piscina com uma boia, a tendencia é você flutuador, por causa do ar que tem dentro da boia. A bexiga natatória funciona de um jeito parecido. Quando cheia, o peixe fica menos denso, e facilita-o a subir (como se o peixe tivesse pego uma boia), se vazio, o peixe fica mais denso e desce.
A temperatura do corpo dos peixes geralmente é influenciada pela temperatura da água, diferente de nós, humanos, que conseguimos deixar a temperatura estável (só sobe ou desce quando você estiver doente. Se você estiver em um frigorífico sua temperatura não vai descer para a temperatura do local, no máximo você vai ter hipotermia e sua temperatura vai baixar alguns graus). Por causa dessa mudança de temperatura, alguns peixes desenvolveram um mecanismo para o interior de seu corpo (ou alguns órgãos) ficarem um pouco acima da temperatura da água. Mesmo conseguindo manter a temperatura ou não, a maioria dos peixes sofre com a mudança de temperatura.

Os peixes usam os dentes para triturar e capturar alimentos, e os peixes podem ser carnívoros, herbívoros, onívoros ou detritívoros.
Os peixes respiração usando as brânquias (outros usam "pulmões" também, mas depois eu explico). A respiração branquial acontece assim: a água contendo oxigênio entra pela boca do peixe, passa pelas brânquias e são eliminadas pelas fendas branquiais. Nesse processo o peixe pega o oxigênio da água. Porém é preciso saber que os peixes que tem ossos, tem as fendas branquiais cobertas por uma estrutura óssea chamada opérculo, que se abre e fecha, permitindo a saída da água para fora do peixe. Já nos peixes cartilaginosos (raias e tubarões) tem somente as fendas branquiais, que é a parte que fica nas laterais do corpo e são popularmente chamadas de guelras.
Com opérculo
Sem opérculo


 Já os peixes com "pulmões" são chamados de pulmonados. Eles não conseguem viver fora d'água, mas, às vezes, eles sobem para a superfície e "engolem" ar atmosférico. Porém esses peixes também tem e usam as brânquias.
Não vou falar muito sobre a reprodução porque essa é a parte que eu menos gosto. Só vou dizer o básico: os peixes possuem sexos separados, reprodução sexuada, e podem ser ovíparos, ovovivíparos ou vivíparos, com fecundação externa (normalmente).
_________________________________________________________________
Por enquanto é isso. Qualquer dúvida, põe nos comentários e se quiserem mesmo eu escrevo sobre reprodução.
Naim
_________________________________________________________________
Dessa vez vou postar na África do Sul. Tô a 1 dia aqui. Se dúvida olha um pouco abaixo, vai ver que foi postado em Cape Town, África do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário