segunda-feira, 28 de abril de 2014

População

 Antes de falarmos sobre a população, vocês devem saber o que são essas coisas ( algumas são mais por curiosidade).

População absoluta → População total de uma região.

2011
País populoso→ País com grande quantidade de habitantes (ex: Brasil).

País povoado → País com mais de 100 habitantes por quilômetro quadrado ( não sei como botar o 2 em cima do km =C   ).

População relativa ou densidade demográfica → Distribuição de habitantes por quilômetro quadrado.

Taxa de natalidade → Número de nascimentos durante um período de tempo.

Taxa de mortalidade → Número de mortes durante um período de tempo.

Crescimento natural ou vegetativo (não tem nada a ver com vegetação) → Diferença entre a taxa de natalidade e mortalidade.

Antigamente a população crescia bastante, pois a média de filhos por casal era 5. Mas com o tempo as coisas mudaram e os casais passaram a ter em média 2 filhos por casal. Isso se deu por causa do ganho de informações na sociedade. Os cidadães começaram a pensar mais na economia e em quantos filhos ter para se sustentar. Outra causa foi as mulheres ganharem mais direitos (foi bom, até) porque antigamente elas eram quase obrigadas a se casarem se não quisessem ser ridicularizadas. 
Outra coisa que mudou na população foi que antigamente tinha um Crescimento Natural bom mais depois ficou pior como na imagem acima. Outra coisa foi os medicamentos que aumentaram a expectativa de vida das pessoas e daqui a pouco poderá ter mais gente aposentada do que pessoas ativas , ou seja, pagando o governo que paga a aposentadoria. Se as pessoas (principalmente ricas, que tem acesso a informação) continuarem se casando tarde vários países vão falir. Olhe essa pirâmide abaixo:

O corpo da pirâmide que é o que sustenta o governo está diminuindo muito, por isso tem países que incentivam as pessoas a terem filhos, e pela Europa ter mais informação tem uma taxa de nascimento menor. Outro problema, que acontece muito no Brasil, é que mesmo tendo bastante pessoas ativa, algumas podem não ser qualificadas e não tem que pagar o governo. Se não tiver muitas pessoas ativas com mão de obra qualificada, não terá ninguém para sustentar os jovens nem os idosos.


Saiba mais: Mesmo nascendo mais homens do que mulheres, pelas mulheres se cuidarem melhor tem mais mulheres que homens no mundo, como você pode observar na pirâmide.  

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------Fui, galerinha do youtube (sendo que isso é um blog).

Tchau, tchau, tchau, mensagem secreta fica no curral. 









quinta-feira, 24 de abril de 2014

Mais sobre a Grécia e a fundação de Roma álem do seu estado de Monarquia

      A parte sobre Esparta e Atenas ou algumas guerras estão lá no final, pois foi a terceira postagem do blog.
                                                           
                                                          A pólis grega
 
•  Pólis é o que nós chamamos hoje de cidade-Estado, ou seja uma cidade com seu próprio governo, moeda, exército e leis. O centro político da pólis é a acrópole que é um conjunto arquitetônico onde ficam os templos e prédios mais importantes. Era construído em um local bem fortificado que servia de refúgio em caso de perigo.
A parte colorida é a acrópole (de Atenas)
•  O lugar onde eram feitas as questões políticas e trocas comercias era chamado de ágora, que era uma praça. Fora das muralhas da cidade ficavam as terras agrícolas e os bosques que também faziam parte da pólis.
                     
Ágoras:


  
                                                                   Roma

Existem duas versões da fundação de Roma, a primeira que eu vou falar é a mitológica.
  •  A mitologia diz que depois da guerra de Troia, Eneias (filho de Vênus, versão romana de Afrodite), fugiu e fundou Alba Longa. Séculos depois Amúlio e Numitor , seus descendentes, lutaram pelo poder e no final Amúlio ganhou. Após sua vitória ele jogou os netos recém-nascidos de Numitor no rio Tibre, para ali eles morreram. Por sorte dos dois gêmeos Rômulo e Remo foram salvos por uma loba chamada Lupa. Essa loba os amamentou e cuidou até um pastor achá-los. Lá eles cresceram, mas depois de um tempo foram acusados por roubar o gado de Numitor. No meio da confusão Remo foi preso, mas quando Numitor percebeu que falava com o neto falou quem eles eram e quem era Amúlio. Os netos concordaram em tomar o trono do seu tio-avô. Eles recuperaram o trono e se tornaram príncipes de Alba Longa. Eles sentiram saudades das colinas do rio Tibre e para lá foram fundar sua cidade. Mas na hora de escolher o nome e escolher quem governaria os gêmeos brigaram e Remo morreu. Rômulo deu o nome da cidade de Roma em sua homenagem.
 


   • A outra versão é que alguns povos asiáticos e europeus foram para onde hoje é a Itália. Esses povos eram os Itálicos, etruscos e os gregos. Os itálicos eram divididos em sabinos, sanmitas, os latinos, entre outros.
  Os latinos se instalaram do lado do rio Tibre, onde se dividiam em aldeias. Provavelmente por causa das guerras as aldeias se juntaram e deram origem a Roma.

                                                                      Etruscos 
   Depois de um tempo os etruscos dominaram a região e houve um grande aumento comercial e foram construídos canais de irigação. Os etruscos aproveitaram o poder centralizado e criaram uma monarquia militar.

                                                         Monarquia romana 

 A monarquia romana não durou muito, pois Roma logo virou uma república. Ela só teve 7 reis e esses eram os principais legisladores, comandavam o exército e declaravam guerra. As leis pelos reis eram analisadas pelo senado, que a aprovavam ou não.
  Na época da monarquia a sociedade era dividida em quatro: patrícios , plebeus, clientes e escravos.
  • Os patrícios acreditavam ser descendentes de pessoas importantes. Eram livres e bem ricos. Eles podiam ter terras e formavam a aristocracia romana.
  • Os plebeus eram estrangeiros, livres, pequenos agricultores e comerciantes. Eles constituíam a maior parte da população de  Roma, no entanto não podiam se casar com patrícios nem ser donos de cargos administrativos, por mais ricos que fossem. 
  • Os clientes eram os plebeus sem dinheiro que iam trabalhar para os patrícios. Eles ganhavam comida, terras, trabalho e proteção em troca de prestação de serviço. Quanto mais clientes um patrício tinha mais influente ele era.
   • Os escravos eram considerados mercadoria, pois podiam ser trocados vendidos ou comprados. Não eram livres nem cidadães, não podiam se casar e eram a menor parte da população, pois até então Roma  tinha participado de poucas guerras e havia poucos endividados.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Obrigado aos que viram tudo e se você achou a palavra errada parabéns.

Palavra errada : irigação tem dois "Rs" irRigação. 

   Espere por mais postagens sobre coisas da escola, fui ☺
  







quarta-feira, 23 de abril de 2014

O coliseu romano

             O coliseu era "simplesmente" uma grande anfiteatro de arena com 500 metros de diâmetro e capacidade de 50 mil espectadores, que tinham acesso a banheiros e fontes de água. tinha 80 corredores facilitando a entrada . Ele servia para lutas de gladiadores, execução de presos e de animais, corridas de bigas, apresentações teatrais e  em algumas ocasiões a rena era INUNDADA e navios de verdade eram postos para encenar batalhas navais passadas!!!
          O coliseu tinha túneis embaixo da arena onde ficavam os animais e prisioneiros. Esses túneis também serviam para dar efeitos especiais, como sair um leão atrás de alguém. O piso era de madeira coberto de areia (sugar o sangue, eca) e suas arquibancadas eram feitas com cimento e blocos de pedra.


         As arquibancadas do coliseu eram divididas por valor social. Na frente ficavam os senadores e sacerdotes. Atrás deles os cavaleiros. Mais atras ainda ficavam os cidadãos romanos ricos e depois os cidadãos romanos pobres. Por fim na última fileira fica as mulheres, crianças e não cidadãos.

As classes faladas no trecho acima estão no desenho da esquerda para a direita
        Após sobreviver por 4 TERREMOTOS  essa esplendida construção romana virou um dos principais centros turísticos da Itália e uma das 7 maravilhas. Isso sim foi construção, mas lógico o coliseu foi bem destruído e ficou assim:



 
Erro o atrás da parte das arquibancadas não está acentuado.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Características dos seres vivos, classificação deles e curiosidade sobre os vírus


        Para classificarmos os seres vivos, precisamos ver se ele é um ser vivo. As características necessárias para ser um ser vivo são:
   1-Composição química: Todo ser vivo apresenta partes orgânicas e inorgânicas. Um exemplo é a água no nosso organismo que é inorgânico, e os carboidratos que são orgânicos.

2- Organização celular: procarionte ou eucarionte - Eucarionte tem o núcleo definido e procarionte não, o DNA fica solto na célula.


3- Ciclo de vida- Todo ser vivo tem um ciclo de vida, ou seja, tem o nascimento, crescimento, amadurecimento, reprodução e morte. Veja a imagem a seguir:
4- Metabolismo- O metabolismo tem duas partes: o anabolismo ( que é quando pegamos a energia de um nutriente) e o catabolismo (que é o gasto dessa energia), por exemplo. A nutrição é o processo de obtenção dos nutrientes. Existem dois tipos principais de nutrição: a autótrofa (que é quando um ser vivo produz o próprio alimento, como as plantas) e a  heterotrófica ( que é quando um ser vivo consegui os nutrientes a partir de outro ser vivo,como os animais).

5- Reação a estímulos- É a capacidade de um ser vivo a responder uma ação que ajudara a sua sobrevivência, como as plantas que vão em direção a luz para sobreviverem.

6-Reprodução- Existem dois tipos de reprodução: sexuada e assexuada. A assexuada é a reprodução que necessita de somente um ser vivo, a parte ruim é que não tem troca de DNA, mas a parte boa é que é necessário só um ser vivo. Um exemplo são as bactérias, que se dividem em dois e criam um novo ser.
Reprodução Assexuada 


Já a sexuada é necessário dois seres vivos, e á troca de DNA. Um exemplo são os humanos, onde a reprodução acontece quando a gameta masculina (no caso o espermatozoide) encontra a gameta feminina (o óvulo, neste caso).                                    
Está desproporcionado, o óvulo é maior, mas deixe.

Agora que já sabe vamos classificar os seres vivos.
Antigamente existiam apenas dois reinos, animal e vegetal. Os vegetais eram os seres vivos autótrofos imóveis, e os animais, heterótrofos que se movem. Mas com a descoberta de novos seres acrescentaram mais 3 reinos, o monera, protista e fungi.

O reino monera é composto de seres vivos procariontes, unicelulares, a maioria autótrofo que tem a reprodução assexuada. Entre eles estão as bactérias e cianobactérias.



O reino protista é composto de seres vivos eucariontes, a maioria unicelular, a maior parte heterótrofo com reprodução assexuada (a maioria). Entre eles estão os protozoários e algumas algas.


O reino fungi é composto por seres vivos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, heterótrofos com a reprodução sexuada ou assexuada. Os fungos fazem parte do reino. 
Smurfs, onde estão☺!!!!

O reino animal é composto por seres eucariontes, pluricelulares, heterótrofos, com reprodução sexuada. Entre eles estão os macacos, minhocas, sapos,etc...

O reino vegetal é composto por seres eucariontes, pluricelulares, autótrofos, com reprodução assexuada e sexuada (tem gametas, mesmo que pareça não ter). Entre eles estão as roseiras, musgo, pinheiros, entre outros. 

 Eu achei está imagem legal, caso não saiba Prokaria é procarionte e eukarya eucarionte, ou seja, apenas o reino monera é procarionte.


Mas e os Vírus?

   Os vírus não são seres vivos, pois não tem células e são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, dependem de outra célula para se reproduzir. Eles são formados basicamente por uma capsula feita de proteínas onde fica solto o seu DNA, que é necessário para a sua reprodução. Veja a imagem de um vírus que infecta bactérias:
nm=nanômetro= 1 milimetro dividido por 1000 

Os vírus não tem mecanismo para a nutrição, por isso são parasitas intracelulares obrigatórios. Além disso se estão fora de um ser vivo eles ficam inertes, inanimados. Alguns vírus tem uma camada envolvendo a  capsula chamada de envoltório. Além da função estrutural o envoltório ajuda a invadir a célula. Quando o vírus invade uma célula usa os nutrientes para se reproduzir. Esses novos vírus vão para outras células e fazem o mesmo. Se eles se multiplicarem demais podem causar doenças.

Cada vírus geralmente invade um certo órgão como o causador da gripe que invade a parte respiratória.


Vírus com envoltório
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades:

  1- Rafael estava andando na sua casa quando viu um ser vivo comendo um mosquito. Aproveitou e foi fazer um experimento, mas ele precisa da sua ajuda, então responda e justifique: esse ser vivo é autótrofo ou heterótrofo? Ele é unicelular ou pluricelular?  

2- Em que característica a nutrição é incluída?

3- Responda por que os vírus não são considerados seres vivos.

4- O vírus da gripe pode invadir o sistema de proteção do corpo?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agradeço a todos que viram a postagem e principalmente a André Gusmão que deu a sugestão de botar as imagens, e ao Google que fez aparecerem 100.000 imagens em 0.45 palavras no Google Imagens ☺.

R: 1- Ele é heterótrofo, pois conseguiu os nutrientes necessários para a vida a partir de outro ser vivo (no caso, o mosquito) e ele é pluricelular porque foi visto a olho nu. 
2-Metabolismo.
3- Os vírus não são considerados seres vivos porque eles não tem células e são seres vivos intracelulares obrigatórios.
4- O vírus da gripe NÃO pode invadir o sistema de proteção do corpo, pois ele se adaptou a invadir somente sistemas respiratórios e cada vírus invade um certo lugar.

           Fui galera eucarionte, pluricelular.


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Origem e evolução dos seres vivos

                    Origem e evolução dos seres vivos


                                       Origem

•Há duas hipóteses da origem dos seres vivos a do criacionismo e uma mais científica, que é a de Oparin e Haldane.
O criacionismo acredita que tudo foi criado por Deus, mas a ciência não.

    Hipótese de Oparin e Haldane

A sua hipótese é bem parecida apesar de terem trabalhado separados.
A hipótese dizia que antigamente a atmosfera era composta apenas por, gás hidrogênio, gás metano, gás amônia e vapor d’água. Acontecia muitas chuvas e descargas elétricas, e já que o mundo não tinha camada de ozônio era bem quente.
Os raio começaram a modificar os gases separando as moléculas dos gases que, mais tarde, formaram os aminoácidos que se uniram em líquidos primitivos.
Nesse líquido os aminoácidos se uniram a outras moléculas e criaram as proteínas. Milhares de anos depois foi gerado pequenas células, a partir dessas junções. 
Veja uma imagem da atmosfera primitiva, é boa só acho que tem lava DEMAIS, e na verdade tinha mais água que lava :


Comprovando a hipótese

Para comprovar a hipótese de Oparin e Haldane, Miller e Urey fizeram o seguinte experimento:
Eles botaram em um recipiente os gases da atmosfera primitiva.E para fazer os raios botaram componentes eletrônicos.
Em outro lugar eles botaram água num frasco e o fogo em baixo. Isso servia para mostrar a ebulição da água, já que a Terra era bem quente.
Depois de dias foram encontrados aminoácidos no líquido.
•Veja como foi a experiência na imagem abaixo:


                   Evolução                  
 Existem várias teorias sobre a evolução, mas as que falaremos são as de Lamarck e Darwin.

                                 Lamarckismo- A teoria de Lamarck
Lamarck acredita na lei do uso e do desuso, e na das heranças adquiridas (O.K. foi falar Português). Ele acreditava que se você utilizasse muito uma parte do corpo, ela se desenvolveria e se não usasse poderia até perde-la. Ele também acreditava que tudo o que era adquirido era passado aos descendentes. 

              Darwinismo- A teoria de Darwin 

Darwin acreditava que  se os animais são parecidos, é porque tem um ancestral próximo, e se não são parecido tem um ancestral distante.
Ele acreditava que apenas algumas características são transmitidas de um animal aos seus descendentes e que a espécie não é idêntica entre si, e isso pode ser bom para sua sobrevivência, ou não =(  .     
Ele acreditava na seleção natural e que não são os mais fortes que sobrevivem, e sim, os mais adaptados.
 
Veja uma imagem de como as espécies mudam, e essas mudanças o deixaram adaptado ao local e vivo. Os com menor bico são para pegar coisas em menores lugares, e os maiores para quebrar cascas, então agora você percebe que  não são só os mais fortes que sobrevivem.
DARWIN VS LAMARCK 

Lamarck acredita no uso e desuso e Darwin na seleção natural.



-----------------------------------------------------------------------------------------------

Só para treinar resolvam as questões e anote as respostas em um papel, ou até mesmo no computador:
1-As afirmativas abaixo tem como teoria? Bote L(para Lamarck), D (para Darwin) e N (para nenhum). 
a) Quem sobrevive são os mais fortes. 
b) Se você utilizar muito um órgão, você irá aperfeiçoa-lo.  
c) A seleção natural favorece os indivíduos mais adaptados.
d) As girafas tem o pescoço grande de tanto se esticar.
e) As girafas tem o pescoço grande porque a seleção natural favoreceu pescoço grande e apenas os adaptados sobreviveram e passaram aos descendentes
------------------------------------------------------------------------------------------------

Espero que tenham gostado, qualquer tema que quiserem que eu fale sobre coloque  nos     comentários e fale 1 se preferiu Lamarck e 2 Darwin.
                   R: a) N      b) L   c) D.         d) L.      e) D.

Palavra errada: 
Fulano:Na verdade foi uma parte da frase na frase.
Eu: E quem te perguntou? Enfim, Os raio é um erro...
Fulano: Na frase!
Eu: Sai daqui! Você tá me irritando. Isso já foi.... Enfim o erro está na parte da hipótese de Oparin e Haldane. Fui... MATAR FULANO. 


.











terça-feira, 15 de abril de 2014

Ditongo, tritongo e hiato

OI galera. para entendermos o que é ditongo, tritongo e hiato temos que saber o que a semivogal.
Semivogal são os fonemas com som mais fraco que se apoiam nas com som mais forte. O "i" e o ''u" são geralmente semivogais, mas as vezes são tônicas e por isso são vogais como em país. Para ajudar mais ainda, o "a" NUNCA é uma semivogal.

                                                       Ditongo

Agora que você já sabe o que é semivogal é mais fácil aprender. Ditongo é quando uma semivogal se apoia em uma vogal. Na palavra Pais, é um exemplo.
P→consoante,  A→vogal, I→semivogal, S→consoante.
Mas se acrecentarmos o acento no I vira outro conceito que é o hiato.


                                                       Hiato

          Hiato é o encontro de duas vogais em sílabas vizinhas. Isso acontece, pois duas vogais não podem ficar juntas e o hiato acontece geralmente entre uma sílaba comum e uma formada por apenas 1 vogal.
Em País, já que a letra "a" não pode ser semivogal houve a separação de sílabas- Pa-ís
O "a" é vogal e o "i" também e os dois se encontram do lado, porém em sílabas diferentes.
Na propiá palavra Hiato tem um hiato. Hi-a-to. Para ajudar, separe as sílabas, tanto no ditongo quanto no tritongo e no hiato.


                                                       Tritongo

             Este é o encontro vocálico mais raro (na minha opinião ☺), pois ele acontece quando se tem em UMA só sílaba uma semivogal+vogal+semivogal nessa mesma ordem.
Exemplo:  uruguaio já que "u" é semivogal "a'' vogal e "i" semivogal e estão na mesma sílaba u-ru-guai-o.



                                               Curiosidade

O nome Caio é um hiato ou um ditongo?

A separação silábica é a seguinte- CAI-O. Ou seja são os dois.


Classifique em ditongo, tritongo e hiato:


a)   Poeta                    b)Raio          c) João        d)espiões                   e) Sangue



------------------------------------------------------------------------------------------------------------Se gostou, clique em seguir, pois incentiva. Veja as outras postagens e lembre-se que todo texto tem um erro / abreviação.

Se achou a palavra errada parabéns. A palavra errada era "acrecentarmos" da linha 4 do ditongo. Faltou o "s" antes do "c" , acreScentou.

Respostas:
a) Hiato                b)Ditongo e hiato           c)Ditongo e hiato       d)tritongo     e) Ditongo
Po-e-ta                   Rai-o                                           Jo-ão       es-piões        San-gue


Fui    =D ☺   
                                                                                                                         

domingo, 13 de abril de 2014

Signo linguístico, antônimo, sinônimo, hipônimo e hiperônimo

    O que é signo linguístico? Isso vai ser a primeira coisa a qual eu falarei, o resto é em ordem e --------- significa que é forra do assunto.


                                                     SIGNO LINGUÍSTICO

            O signo linguístico é a junção do significante e do significado. Mas o que é significante?
            Significante é o nome, que pode ser pronunciado de diversas formas (a depender da região, tem gente que puxa mais o R, como os paulistas). Ex: O significante de cachorro é cachorro.
           Significado é o significado da palavra (sério =/ ), mas uma palavra pode ter mais de um significado ou um significado mais de um significante (isso eu explico depois). Ex: Cachorro pode ser entendido como animal ou como xingamento (ex: seu cachorro, ou, que cachorro fofo).

                   
                                                     SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS

         
              Você viu na parte de cima que uma palavra pode ter mais de um significado ( cachorro é um exemplo como você viu lá em cima), mas dois significantes podem ter um significado, isso acontece quando as palavras são sinônimos. Um exemplo é menina e garota, são dois significantes, mas tem significados próximos. Tem alguns sinônimos que outras horas não serão, por isso fique atento no contexto. Podemos usar os sinônimos para substituir palavras. podemos substituir dicção por fala, mas temos que ficar de olho no contexto, pois um significante pode ter mais de um significado.
               Antonímia é quando dois significantes tem significados contrários. Exemplos: Baixo- alto,largo- estreito,comprido- curto, vitória- derrota.


                                                        HIPÔNIMO E HIPERÔNIMO

        Quando uma palavra tem um significado mais amplo em relação a outra  é chamado de Hiperônimo.
        Quando uma palavra tem um significado mais específico em relação a outra é chamada de Hipônimo.
             Exemplos:
Doença é hiperônimo, pois pode estar se referindo a várias doenças como tuberculose, gripe, entre outros, e essas doenças como gripe são hipônimos de doença, pois tem significado mais específico.
         
        Mas fique ligado nisso, animal é um hiperônimo, pois pode estar se referindo a qualquer animal, mas também é hipônimo de ser vivo, pois é mais específico do que ser vivo. A mesma coisa com ave, que é hipônimo de animal, mas hiperônimo de coruja.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------Espero que tenham gostado, vou continuar postando coisas quando possível , normalmente em feriados.


A palavra errada foi forra no início do texto, e ex também, pois foi uma abreviação.


Falou, tchau, até mais , já fui.           ☺

Naim

           


                                                                 

 
         

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Alt + números, só por curiosidade



ALT+1 ☺ 

ALT+2 ☻

ALT+3 ♥

ALT+4 ♦

ALT+5 ♣

ALT+6 �

ALT+7 •

ALT+8 ◘

ALT+9 ○

ALT+10 ◙

ALT+11 ♂

ALT+12 ♀

ALT+13 ♪

ALT+14 ♫

ALT+15 ☼

ALT+16 ►

ALT+17 ◄

ALT+18 ↕

ALT+19 ‼

ALT+20 ¶

ALT+21 §

ALT+22 ▬

ALT+23 ↨

ALT+24 ↑

ALT+25 ↓

ALT+26 →

ALT+27 ←

ALT+28 ∟

ALT+29 ↔

ALT+30 ▲

ALT+31 ▼

ALT+32

ALT+33 !

ALT+34 ”

ALT+35 #

ALT+36 $

ALT+37 %

ALT+38 &

ALT+39 ‘

ALT+40 (

ALT+41 )

ALT+42 *

ALT+43 +

ALT+44 ,


ALT+45 -

ALT+46 .

ALT+47 /

ALT+48 0

ALT+49 1

ALT+50 2

ALT+51 3

ALT+52 4

ALT+53 5

ALT+54 6

ALT+55 7

ALT+56 8

ALT+57 9

ALT+58 :

ALT+59 ;

ALT+60 < 

ALT+61 = 

ALT+62 >

ALT+63 ?

ALT+64 @

ALT+65 A

ALT+66 B

ALT+67 C

ALT+68 D

ALT+69 E

ALT+70 F

ALT+71 G

ALT+72 H

ALT+73 I

ALT+74 J

ALT+75 K

ALT+76 L

ALT+77 M

ALT+78 N

ALT+79 O

ALT+80 P

ALT+81 que

ALT+82 R

ALT+83 S

ALT+84 T

ALT+85 U

ALT+86 V

ALT+87 W

ALT+88 X



ALT+89 Y

ALT+90 Z

ALT+91 [

ALT+92 \

ALT+93 ]

ALT+94 ^

ALT+95 _

ALT+96 `

ALT+97 a

ALT+98 b

ALT+99 c

ALT+100 d

ALT+101 e

ALT+102 f

ALT+103 g

ALT+104 h

ALT+105 i

ALT+106 j

ALT+107 k

ALT+108 l

ALT+109 m

ALT+110 n

ALT+111 o

ALT+112 p

ALT+113 q

ALT+114 r

ALT+115 s

ALT+116 t

ALT+117 u

ALT+118 v

ALT+119 w

ALT+120 x

ALT+121 y

ALT+122 z

ALT+123 {

ALT+124 |

ALT+125 }

ALT+126 ~

ALT+127 ⌂

ALT+128 Ç

ALT+129 ü

ALT+130 é

ALT+131 â

ALT+132 ä




ALT+133 �

ALT+134 å

ALT+135 ç

ALT+136 ê

ALT+137 ë

ALT+138 è

ALT+139 ï

ALT+140 î

ALT+141 ì

ALT+142 Ä

ALT+143 Å

ALT+144 É

ALT+145 æ

ALT+146 Æ

ALT+147 ô

ALT+148 ö

ALT+149 ò

ALT+150 û

ALT+151 ù

ALT+152 ÿ

ALT+153 Ö

ALT+154 Ü

ALT+155 ¢

ALT+156 £

ALT+157 ¥

ALT+158 ₧

ALT+159 ƒ

ALT+160 á

ALT+161 í

ALT+162 ó

ALT+163 ú

ALT+164 não

ALT+165 não

ALT+166 ª

ALT+167 º

ALT+168 ¿

ALT+169 ⌐

ALT+170 ¬

ALT+171 ½

ALT+172 ¼

ALT+173 ¡

ALT+174 «

ALT+175 »

ALT+176 
Esses são alguns dos símbolos. Logico, eu copiei e colei.  




Erro de es-
crita: lógico sem acento.  



ALT+177 ▒

ALT+178 ▓

ALT+179 │

ALT+180 ┤

ALT+181 ╡

ALT+182 ╢

ALT+183 ╖

ALT+184 ╕

ALT+185 ╣

ALT+186 ║

ALT+187 ╗

ALT+188 ╝

ALT+189 ╜

ALT+190 ╛

ALT+191 ┐

ALT+192 └

ALT+193 ┴

ALT+194 ┬

ALT+195 ├

ALT+196 ─

ALT+197 ┼

ALT+198 ╞

ALT+199 ╟

ALT+200 ╚

ALT+201 ╔

ALT+202 ╩

ALT+203 ╦

ALT+204 �

ALT+205 ═

ALT+206 ╬

ALT+207 ╧

ALT+208 ╨

ALT+210 ╥

ALT+211 ╙

ALT+212 ╘

ALT+213 ╒

ALT+214 ╓

ALT+215 ╫

ALT+216 ╪

ALT+217 ┘

ALT+218 ┌

ALT+219 █

ALT+220 ▄

ALT+221 ▌




ALT+222 ▐

ALT+223 ▀

ALT+224 α

ALT+225 ß

ALT+226 Γ

ALT+227 π

ALT+228 Σ

ALT+229 σ

ALT+230 µ

ALT+231 τ

ALT+232 Φ

ALT+233 Θ

ALT+234 Ω

ALT+235 δ

ALT+236 ∞

ALT+237 φ

ALT+238 ε

ALT+239 ∩

ALT+240 ≡

ALT+241 ±

ALT+242 ≥

ALT+243 ≤

ALT+244 �

ALT+245 ⌡

ALT+246 ÷

ALT+247 ≈

ALT+248 °

ALT+249 ∙

ALT+250 ·

ALT+251 √

ALT+252 ⁿ

ALT+253 ²

ALT+254 �

ATL+255 invisivel

ATL+256 nada

ATL+257

ALT+258

ALT+259 ♥

ALT+260 

ALT+261 ♣

ALT+262 

ALT+263 •

ALT+264

ALT+265

Fonemas e letras, são a mesma coisa?

Antes de falar do assunto, vou falar algo, isso é apenas para brasileiros ou quem falam a sua língua.


Letra é algo difícil de se definir, mas pode-se falar que as letras são os símbolos do alfabeto. Já fonemas são os sons. Uma coisa que vai ajuda-lo a entender é o Dígrafo.


          O que é dígrafo? Dígrafo é quando duas letras tem apenas um som, ou seja um fonema. Alguns dígrafos são SS, RR,SC, NH, LH, HI, HO, HA, HE, HU, entre  outros.


        Agora que já sabe o que é dígrafo foi falar mais sobre fonemas. Os fonemas são os sons que devem ser ouvidos ao pronunciarmos cada palavra.

     Em guerra ouvimos os sons de cada letra ao pronunciarmos, menos de uma. Foneticamente falando escrevemos Guerra assim:  /gu/e/R/a já que os dois "R" tem só um som e o g e o u formam apenas um son. Então guerra tem 6 letras/ 4 fonemas.

 Exemplo 2: Cachorro → /c/a/X/o/R/o/ → 8 letras/ 6 fonemas, já que tem dois dígrafos, um no CH e outro no RR.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Curiosidade→
                  Tem palavras com mais fonemas do que letras como a palavra axila.
                  Axila→ a/k/s/i/l/a/ → 5 letras/ 6 fonemas, já que X faz dois sons.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Treine se quiser: pense ou escreva em um papel o número de letras e fonemas das seguintes palavras:


1)Pinguim                            2) Muralha                         3) Piscina        

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Como fazer símbolos como esse : →.
É só usar alt + 2+ 6. Outros números outros símbolos ☺(alt + 1 = ☺) .
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
R:


1) 7 letras/ 5 fonemas p/in/g/u/im.

2) 7 letras/ 6 fonemas  m/u/r/a/lh/a.             = D se achou super parabéns!!!

3)7 letras/ 6 fonemas p/i/sc/i/n/a.

Dica: toda palavra com H tem no mínimo um dígrafo como em hipopótamo→ i/p/o/p/o/t/a/m/o.

Parabéns se você achou a palavra errada (todo post eu boto uma). A palavra errada é son invés de som (final do 5º parágrafo).