sexta-feira, 18 de abril de 2014

Características dos seres vivos, classificação deles e curiosidade sobre os vírus


        Para classificarmos os seres vivos, precisamos ver se ele é um ser vivo. As características necessárias para ser um ser vivo são:
   1-Composição química: Todo ser vivo apresenta partes orgânicas e inorgânicas. Um exemplo é a água no nosso organismo que é inorgânico, e os carboidratos que são orgânicos.

2- Organização celular: procarionte ou eucarionte - Eucarionte tem o núcleo definido e procarionte não, o DNA fica solto na célula.


3- Ciclo de vida- Todo ser vivo tem um ciclo de vida, ou seja, tem o nascimento, crescimento, amadurecimento, reprodução e morte. Veja a imagem a seguir:
4- Metabolismo- O metabolismo tem duas partes: o anabolismo ( que é quando pegamos a energia de um nutriente) e o catabolismo (que é o gasto dessa energia), por exemplo. A nutrição é o processo de obtenção dos nutrientes. Existem dois tipos principais de nutrição: a autótrofa (que é quando um ser vivo produz o próprio alimento, como as plantas) e a  heterotrófica ( que é quando um ser vivo consegui os nutrientes a partir de outro ser vivo,como os animais).

5- Reação a estímulos- É a capacidade de um ser vivo a responder uma ação que ajudara a sua sobrevivência, como as plantas que vão em direção a luz para sobreviverem.

6-Reprodução- Existem dois tipos de reprodução: sexuada e assexuada. A assexuada é a reprodução que necessita de somente um ser vivo, a parte ruim é que não tem troca de DNA, mas a parte boa é que é necessário só um ser vivo. Um exemplo são as bactérias, que se dividem em dois e criam um novo ser.
Reprodução Assexuada 


Já a sexuada é necessário dois seres vivos, e á troca de DNA. Um exemplo são os humanos, onde a reprodução acontece quando a gameta masculina (no caso o espermatozoide) encontra a gameta feminina (o óvulo, neste caso).                                    
Está desproporcionado, o óvulo é maior, mas deixe.

Agora que já sabe vamos classificar os seres vivos.
Antigamente existiam apenas dois reinos, animal e vegetal. Os vegetais eram os seres vivos autótrofos imóveis, e os animais, heterótrofos que se movem. Mas com a descoberta de novos seres acrescentaram mais 3 reinos, o monera, protista e fungi.

O reino monera é composto de seres vivos procariontes, unicelulares, a maioria autótrofo que tem a reprodução assexuada. Entre eles estão as bactérias e cianobactérias.



O reino protista é composto de seres vivos eucariontes, a maioria unicelular, a maior parte heterótrofo com reprodução assexuada (a maioria). Entre eles estão os protozoários e algumas algas.


O reino fungi é composto por seres vivos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, heterótrofos com a reprodução sexuada ou assexuada. Os fungos fazem parte do reino. 
Smurfs, onde estão☺!!!!

O reino animal é composto por seres eucariontes, pluricelulares, heterótrofos, com reprodução sexuada. Entre eles estão os macacos, minhocas, sapos,etc...

O reino vegetal é composto por seres eucariontes, pluricelulares, autótrofos, com reprodução assexuada e sexuada (tem gametas, mesmo que pareça não ter). Entre eles estão as roseiras, musgo, pinheiros, entre outros. 

 Eu achei está imagem legal, caso não saiba Prokaria é procarionte e eukarya eucarionte, ou seja, apenas o reino monera é procarionte.


Mas e os Vírus?

   Os vírus não são seres vivos, pois não tem células e são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, dependem de outra célula para se reproduzir. Eles são formados basicamente por uma capsula feita de proteínas onde fica solto o seu DNA, que é necessário para a sua reprodução. Veja a imagem de um vírus que infecta bactérias:
nm=nanômetro= 1 milimetro dividido por 1000 

Os vírus não tem mecanismo para a nutrição, por isso são parasitas intracelulares obrigatórios. Além disso se estão fora de um ser vivo eles ficam inertes, inanimados. Alguns vírus tem uma camada envolvendo a  capsula chamada de envoltório. Além da função estrutural o envoltório ajuda a invadir a célula. Quando o vírus invade uma célula usa os nutrientes para se reproduzir. Esses novos vírus vão para outras células e fazem o mesmo. Se eles se multiplicarem demais podem causar doenças.

Cada vírus geralmente invade um certo órgão como o causador da gripe que invade a parte respiratória.


Vírus com envoltório
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades:

  1- Rafael estava andando na sua casa quando viu um ser vivo comendo um mosquito. Aproveitou e foi fazer um experimento, mas ele precisa da sua ajuda, então responda e justifique: esse ser vivo é autótrofo ou heterótrofo? Ele é unicelular ou pluricelular?  

2- Em que característica a nutrição é incluída?

3- Responda por que os vírus não são considerados seres vivos.

4- O vírus da gripe pode invadir o sistema de proteção do corpo?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agradeço a todos que viram a postagem e principalmente a André Gusmão que deu a sugestão de botar as imagens, e ao Google que fez aparecerem 100.000 imagens em 0.45 palavras no Google Imagens ☺.

R: 1- Ele é heterótrofo, pois conseguiu os nutrientes necessários para a vida a partir de outro ser vivo (no caso, o mosquito) e ele é pluricelular porque foi visto a olho nu. 
2-Metabolismo.
3- Os vírus não são considerados seres vivos porque eles não tem células e são seres vivos intracelulares obrigatórios.
4- O vírus da gripe NÃO pode invadir o sistema de proteção do corpo, pois ele se adaptou a invadir somente sistemas respiratórios e cada vírus invade um certo lugar.

           Fui galera eucarionte, pluricelular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário