domingo, 13 de abril de 2014

Signo linguístico, antônimo, sinônimo, hipônimo e hiperônimo

    O que é signo linguístico? Isso vai ser a primeira coisa a qual eu falarei, o resto é em ordem e --------- significa que é forra do assunto.


                                                     SIGNO LINGUÍSTICO

            O signo linguístico é a junção do significante e do significado. Mas o que é significante?
            Significante é o nome, que pode ser pronunciado de diversas formas (a depender da região, tem gente que puxa mais o R, como os paulistas). Ex: O significante de cachorro é cachorro.
           Significado é o significado da palavra (sério =/ ), mas uma palavra pode ter mais de um significado ou um significado mais de um significante (isso eu explico depois). Ex: Cachorro pode ser entendido como animal ou como xingamento (ex: seu cachorro, ou, que cachorro fofo).

                   
                                                     SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS

         
              Você viu na parte de cima que uma palavra pode ter mais de um significado ( cachorro é um exemplo como você viu lá em cima), mas dois significantes podem ter um significado, isso acontece quando as palavras são sinônimos. Um exemplo é menina e garota, são dois significantes, mas tem significados próximos. Tem alguns sinônimos que outras horas não serão, por isso fique atento no contexto. Podemos usar os sinônimos para substituir palavras. podemos substituir dicção por fala, mas temos que ficar de olho no contexto, pois um significante pode ter mais de um significado.
               Antonímia é quando dois significantes tem significados contrários. Exemplos: Baixo- alto,largo- estreito,comprido- curto, vitória- derrota.


                                                        HIPÔNIMO E HIPERÔNIMO

        Quando uma palavra tem um significado mais amplo em relação a outra  é chamado de Hiperônimo.
        Quando uma palavra tem um significado mais específico em relação a outra é chamada de Hipônimo.
             Exemplos:
Doença é hiperônimo, pois pode estar se referindo a várias doenças como tuberculose, gripe, entre outros, e essas doenças como gripe são hipônimos de doença, pois tem significado mais específico.
         
        Mas fique ligado nisso, animal é um hiperônimo, pois pode estar se referindo a qualquer animal, mas também é hipônimo de ser vivo, pois é mais específico do que ser vivo. A mesma coisa com ave, que é hipônimo de animal, mas hiperônimo de coruja.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------Espero que tenham gostado, vou continuar postando coisas quando possível , normalmente em feriados.


A palavra errada foi forra no início do texto, e ex também, pois foi uma abreviação.


Falou, tchau, até mais , já fui.           ☺

Naim

           


                                                                 

 
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário