sábado, 19 de julho de 2014

Reino dos vegetais (classificação)

O reino vegetal é composto por seres eucariontes, pluricelulares, autótrofos, com reprodução assexuada e sexuada. Esse reino foi "dividido" em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.



Briófitas

  Os briófitas são o único grupo que é avascular, ou seja, não possuem tecidos condutores. Estes, para passar nutrientes de um ponto da planta para o outro tem que passar o nutriente de célula em célula, o que dificulta o crescimento desses seres.
  De tão pequenos que são os cientistas dizem que eles não tem caule,raiz e folhas e sim cauloide, rizoide e
filoide, respectivamente, que apesar das mesmas funções pelo pequeno tamanho mudaram o nome.
  A reprodução deles tem duas fases, a sexuada e assexuada. A sexuada tem os gametas, que se encontram e dão origem ao zigoto, que logo vira o esporófito. Este esporófito tem uma haste e uma capsula. Essa cápsula contêm esporos que quando maduros são liberados e carregados pelo vento. Ao encontrarem um bom local os esporos germinam e reiniciam o ciclo.
  Estes seres preferem lugares mais úmidos e com exemplo temos os musgos.



Ciclo de reprodução( pteridófitas), (começa no centro do topo).
                                                                               Pteridófitas

  Diferentemente das briófitas as pteridófitas são vasculares, por isso são bem maiores. Eles não tem sementes e para se reproduzirem "usam" os gametas e esporos.
  No início a planta é apenas o gametófito.  Os gametas se encontram e formam um embrião que se desenvolve e forma o esporófito. Quando este estiver bem desenvolvido virará uma "folha". Atrás deles se tem uma coisa chamada "soros" que guardam esporos. Os esporos são liberados e ao encontram um local adequado germinam e formam outro gametófitos, reiniciando o ciclo.
  Eles preferem locais úmidos e tem raiz, caule e folha. Um exemplo de um vegetal pteridófito é a Samambaia.



Gimnospermas

Foi o melhor que achei =C
 Diferente dos outros dois grupos inferiores vistos à cima, este grupo tem plantas com sementes. Essas sementes ficam em um local chamado estróbilo. Alguns estróbilos são masculinos outros femininos. Os masculinos formam grãos de pólen que podem ser levados até chegar no estróbilo feminino. O estróbilo feminino tem ovários que só tem uma pequena entrada chamada micrópila. Quando encontra um óvulo o
grão se desenvolve e cria um tubo que penetra na micrópila. Por meio deste tubo os gametas entram e procuram a oosfera, e ao encontrar se unem e formam um embrião. Enquanto o embrião se desenvolve o ovário vira uma semente que nutre e protege o embrião. Ao encontrar condições adequadas para a vida o embrião da semente se desenvolve e forma um novo vegetal.




Angiospermas 



 Este é o único grupo que tem flores e frutos. Ele é como uma evolução das outras plantas, tudo  de importante que os outros tem ele tem (menos os estróbilos, estes apenas os gimnospermas tem).
Androceu = parte masculina, gineceu = parte feminina. (em outro post explico).
  Sua reprodução é "simples" e precisa das flores. As flores tem gametas, o feminino fica no ovário e o masculino é o pólen.
Para acontecer a reprodução é necessário que o pólen entre no estigma por meio de agentes como o vento e animais. O gameta masculino presente no pólen sai e chega até o ovário. O óvulo fecundado vira semente e o ovário um fruto. Quando a semente é dispersa e quando encontra condições adequadas se desenvolve e vira um novo ser vivo, reiniciando o ciclo.

Mais: A tem nutrientes, pois estes alimentam a semente. 



Lembrando que briófitas não  tem caule, folha e raiz porque tem rizoide, cauloide e filoide e que os briófitas são os únicos avasculares.

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Botem nos comentários se acham que é necessário um post para as flores,
Até mais,
Naim

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Adjunto adnominal

  Adjunto adnominal

  É a função sintática da expressão que se refere ao substantivo e não é separado dele nem por vírgula nem por um verbo. Parece complicado, mas é simples, basta alguns exemplos.

Exemplos:  Os nossos jogadores talentosos jogarão bem hoje. - O primeiro passo para descobrir os adjuntos adnominais, é descobrir o substantivo. Neste caso, jogadores é o único. Agora veja as palavras que se referem a ele podendo ser: artigo, adjetivo, pronome, numeral ou (às vezes) locução adjetiva. 
Então os A. adn. (a partir de agora vou chamar adjunto adnominal assim) são "os" (artigo), "nossos" (pronome possessivo) e "talentosos" (adjetivo).

Os turistas estrangeiros deixaram dinheiro no Brasil. Azul = Substantivo. Verde = A. adn..
(artigo)       (adjetivo)                                ↑ o "no" é igual à em o. Juntando os dois deu"no", mas o "o" ainda pode ser considerado artigo. Mesmo tendo 3 substantivos nada se refere a dinheiro.

"Os jogadores são bons." Na frase ao lado bons é adjetivo, mas não é adjunto adnominal, pois está separado do substantivo ( não é adjunto).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------Dúvidas? Apenas comentem.
Tchau, hasta la vistas, bye, خداحافظ     (Português, espanhol, inglês e persa, respectivamente),
Naim

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Indicadores sociais e econômicos, e migrações.

Indicadores sociais e econômicos

PEA → População Economicamente Ativa. Pessoas que, ou estão trabalhando ou estão na idade de trabalhar.

PIB → Produto Interno Bruto. Arrecadação interna de um país a partir de impostos.
Mais: Em 2007 o PIB do Brasil foi de 1.314, 2 bilhões de dólares.

PNB → Produto Nacional Bruto. Todo o PIB + dinheiro que entra no país - o dinheiro que sai do país = PNB.

IDH → Índice de Desenvolvimento Humano. Observa questões sociais e econômicas, como saúde, escolaridade, mortalidade...

Desemprego Estrutural → Quando uma máquina ou a tecnologia substitui o homem.

Desemprego Conjuntural → Quando uma profissão some momentaneamente por causa de uma crise.


Tipos de migrações

Migração interna → dentro do mesmo país.
Migração externa ou internacional → Para fora de um país.
Emigração → Saída de um país.
Imigração→ Entrada em um país.
Migração voluntária → Quando alguém migra voluntariamente.
Migração forçada → Quando alguém é forçado a sair de um país por questões políticas, geralmente.
Migração pendular → Uma migração diária.
Mais: O nome veio por causa de um pendulo que fica indo de um lado para o outro. Ir para a escola é uma migração pendular.
Migração sazonal → Por estação ou período. Por exemplo, quando um pastor leva o rebanho para cima de uma montanha no verão e para baixo no outono.
Êxodo rural → Foi quando muitas pessoas foram da zona rural para a urbana.
Causa:  esse êxodo aconteceu quando houve muitas vagas na zona urbana, muito desemprego estrutural na zona rural e fazendo as pessoas terem um fascino urbano (achar que na zona urbana terá uma vida melhor), levando principalmente nordestinos a região Sudeste.
Consequências : superlotação de cidades, falta de saneamento básico ( rede de água e esgoto), falta de transportes públicos, moradias, crescimento desordenado da cidade (microcefalia urbana), entre outros problemas urbanos.



Setores econômicos que formam o PEA

Setor Primário → Ligado a extração de matérias primas, como agricultura e pecuária.

Setor Secundário → Toda atividade ligada a industria.

Setor Terciário → Ligado a prestação de serviços, como advogado, médico e professor.

Terciário Superior → Com qualificação.
                 Inferior → Sem qualificação

Imigrações no Brasil

Se um país tem muita entrada de pessoas e pouca saída, o país terá um grande saldo migratório.  O Brasil teve uma época onde seu saldo migratório foi enorme. 
O Brasil foi esperto, pois na metade do século XIX ele ofereceu bastante terras no sul do país. Por que ele foi esperto? Ele foi esperto porque a área estava desocupada e estava tendo muitas tensões com os países vizinhos (isso foi chamado de colonização de povoamento).
Depois as imigrações só cresceram. Entre 1880 e 1930, 4 milhões de estrangeiros entraram no Brasil. Esses estrangeiros foram principalmente buscando emprego em lavouras de café. Eles foram principalmente para o sudeste, a maioria para o estado de São Paulo, em particular.
Com muita entrada de estrangeiros o Brasil temeu que houvesse uma agitação política, pois com muitos imigrantes poderia ter bastante desempregados. Para esse problema ele criou uma lei que dificultou a entrada de estrangeiros. Depois de 1930, as mãos de obra vieram de migrações internas.
As imigrações continuam, mas agora em número bem menor. Vem para o Brasil, principalmente sul-americanos e coreanos, e estes trabalham principalmente no setor secundário.

Emigrações do Brasil

Em 1970 alguns agricultores acharam o preço das terras muito alto. Por causa disso eles compraram terras mais baratas em países vizinhos, principalmente no Paraguai. Mais de 300 mil brasileiros foram para lá e ficaram conhecidos como “brasiguios”.
Em 1980 o Brasil teve muitas crises, o que causou desemprego. Muitos brasileiros emigraram tentando achar uma vida melhor em outro país.
Atualmente o Brasil não é mais um país de imigrantes, mas também não é de emigrantes, está "equilibrado".

Migrações internas

Houve muitas migrações internas. No século XX muitos nordestinos migraram, por causa dos salários baixos, o problemas das secas e porque tinha poucas indústrias. Isso, o desemprego estrutural e as oportunidades em outra cidade e a falta de oportunidade na cidade de origem causaram o êxodo rural e outras migrações.          
A migração do parágrafo passado foi a nordestina. Também teve outras migrações,como a dos migrantes do Sul. Uma migração bastante significativa no sul são a dos gaúchos e paranaenses. Na década de 1960 eles começaram a ir para as frentes pioneiras (áreas de florestas desmatadas para cultivo, principalmente de soja).
Essas migrações inter-regionais são menores do que antigamente, já que atualmente todo estado estado tem pólos-indústrias basta simplesmente se deslocar no próprio estado.  

Trabalho infantil

Trabalho infantil é aquele realizado por menores de 16 anos. No Brasil alguns podem trabalhar aos 14 se forem aprendizes de sua futura profissão. Ela acontece muito por causa das pobrezas da família. Às vezes a família não consegue se sustentar e o filho termina trabalhando.
Em 2001, no Brasil, tinha mais de 5,7 milhões de crianças e jovens trabalhando. Já em 2006 foi de 2 milhões, aproximadamente.

Mulheres no mercado de trabalho

Antigamente as mulheres raramente trabalhavam fora de casa, mas isso mudou. Na década de 1970, apenas 28% das mulheres trabalhavam fora de casa. Isso mudou e em 2008 52,8% das mulheres trabalhavam fora de casa. Mesmo algumas trabalhando ainda tem que cuidar dos filhos, do trabalho doméstico da própria casa. Isso se chama de "A dupla jornada de trabalho".
O mais injusto é que tem mulheres que fazem a mesma coisa que o homem e terminam ganhando menos.

Trabalho informal

O trabalho informal é aquele onde a pessoa não tem a carteira de trabalhador assinada. Isso gera problemas porque a pessoa termina não pagando impostos ao governo e não tem garantido nenhum beneficio previstos pelas leis, como à aposentadoria e as férias renumeradas. Com isso o governo arrecada menos e investe menos na saúde e na educação.

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Fonte: "Para vivermos juntos Geografia 7", páginas 54 à 57 e 68 à 73.
É isso, falou.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Roma, República e parte do Império

O fim da monarquia

 Os etruscos se envolveram em diversas guerras contra Roma o que enfraqueceu a monarquia. Os romanos aproveitaram e assumiram o poder em 509 a.C. Isso deu início a república (do latim res publica: coisa pública. A república era governada por dois cônsules que comandavam o exército e presidiam o Senado, eleitos pela assembleia popular. Os senadores se encarregavam da administração geral, das finanças, declarações de guerra e acordo de paz. O poder no senador era vitalício, ou seja, ele governava até morrer.
Também tinha alguns magistrados que eram eleitos pela assembleia e cumpriam mandatos e não recebiam dinheiro pelo exercício e função. Os principais magistrados era o Pretor que era responsável pela justiça, o Censor, que supervisionava a cidade, fazia as despesas públicas e levantamento de número de habitantes , o Edil que dirigia os serviços públicos, e o Questor que cuidava das finanças (o nível de poder vai na ordem que eu falei, mas o Cônsul é o mais poderoso. 

As conquistas dos plebeus

Na república os patrícios falaram que dariam mais poder aos plebeus, mas não deram. Os plebeus ameaçaram criar uma nova cidade, ou seja, eles não teriam que pagar que impostos. Já que os plebeus eram a maior classe social, os romanos os deram poder. Em 493 a.C. eles conseguiram sua primeira conquista, eleger o tribunal da plebe, um magistrado que os representava. Ele tinha poder inviolável e podia barrar qualquer lei do Senado que contrariasse os interesses dos plebeus. eles conquistaram outras coisas também, como a "Lei das Doze Tábuas" que fazia a igualdade dos cidadãos diante das leis, como nas punições. 


A expansão territorial romana

No período republicano aconteceu a expansão territorial de Roma. No início Roma era apenas uma cidade, depois ela conquistou todo o mar mediterrâneo e outras terras a mais, como a Gália (isso até o século I a.C. , pois terminou a expansão). Os prisioneiros de guerra viravam escravos, ou seja, teve muitos escravos o que diminui o trabalhos para os romanos (quem vai pagar alguém se escravo é quase de graça?), o que causou desempregos e para não ter protestos fizeram a política do "pão e circo", comida e show de graça. 
Os lugares que Roma conquistava enriqueceu- os, já que pegavam coisas do time perdedor. Quando eles conquistavam uma terra eles acabavam dando características da vida romana, o que é chamado de romanização. Ao mesmo tempo, quando conquistavam eles terminavam sendo influência-dos por esses povos. A maior influência foi com a Grécia, a Macedônia e outras regiões do mundo helenístico. Essa influência do mundo helenístico é chamado de helenização de Roma.
Para terminar, foi que alguns soldados plebeus (teve uma conquista que eles conseguiram participar do exército, antes não podiam) terminaram ficando bem ricos, o que criou uma nova classe social, os cavaleiros,. E as guerras fizeram a crise agrária. 
Mais: Os soldados não ganhavam salário, mas podiam pegar coisas dos lugares dominados, isso era um dever cívico, eles faziam para mostrar o amor por Roma, e os plebeus enrique ceram assim, até virarem cavaleiros.

A crise agrária

A expansão fortaleceu os ricos, mas prejudicou alguns plebeus, principalmente pequenos agricultores. Quando iam para a guerra, as vezes, quando voltavam suas terras estavam invadidas. Às vezes ,tinham que vende-las por preços baixos por causa das dívidas. Quem não tinha terra ia para cidades principalmente Roma, causando superlotação e agravando outros problemas urbanos. Para isso tentaram fazer uma reforma agrária. Para esse problema Tibério Graco, um homem que foi eleito tribuno da plebe com seu irmão( Caio Graco), criou uma lei que quem tivesse mais terras do que cada pessoa poderia ter ( 200 hectares, 2.000.000 m², acho) deveria ser dado ao governo e então, distribuídos aos plebeus pobres. A lei foi feita, também, para terem mais soldados, já que esses homens não tinham dinheiro para se equipar para as guerras, e outra fator foi parar as tensões sociais causadas pela falta de terras.
A lei foi aprovada, mas houve tensões já que alguns proprietários de terras não queriam dar terras ao governo. No final Tibério Graco e 300 de seus defensores foram assassinados.
10 anos depois, em 123 a.C. o irmão de Tibério Graco, Caio Graco, fez outro projeto. Esse projeto consistiu em maior participação do povo no governo e trigo mais barato para os pobres. Essa proposta também era ruim para os ricos proprietários de terras, por isso aconteceu a mesma coisa que aconteceu com Tibério em Caio e seu partido, eles foram assassinados.

A crise republicana

No século I a.C. em Roma, um homem chamado Caio Mário decretou pagamento aos soldados. Isso gerou uma intensa disputa por poder, e terminou causando guerras civis entre generais patrícios e comandantes cavaleiros. Para tentar parar com essas guerras, eles criaram um triunvirato, um governo de três indivíduos. O Primeiro Triunvirato era formado por Crasso, Pompeu e Júlio César. Crasso morreu em uma guerra e Júlio César dominou a Gália. Quando voltou a Roma matou Crasso e ganhou poder. Acusado de tentar reconstruir a monarquia foi assassinado. A população se rebelou, pois Júlio César fez coisas boas e impediu o Senado de assumir o poder. Depois formaram então o Segundo Triunvirato, composto por três generais leais a Júlio César. Esses generais são: Marco Antônio, Lépido e Otávio (sobrinho de Júlio). Esse triunvirato logo se desentendeu. Lépido morreu sozinho, já Marco Antônio e Cleópatra (que entrou no triunvirato) foram assassinados por Otávio. Quando voltou a Roma,em 27 a.C. , foi saudado e ganhou título de Augusto, que quer dizer "venerado", de "Princeps senatus" (primeiro dos senadores), de "imperator", comandante absoluto do exército, e de pontífice máximo, mais alto cargo religioso. Essa concentração de poder deu fim a república e iniciou o império romano.  

Império Romano

No império romano o senado perdeu muito dos seus poderes. Enquanto na república eles cuidavam das finanças, da administração geral, declaravam guerra, faziam acordos de paz, aceitavam ou não as ordens dos magistrados e da assembleia. Depois, no império, eles apenas propunham novas leis e cuidavam das províncias (áreas conquistadas). O primeiro imperador, Augusto, quis pacificar os plebeus dando os comida e espetáculos e construindo obras públicas. Para controlar o exército ele valorizava e recompensava os soldados. Ele dava terras aos veteranos das guerras de conquista, enviou tropas para as regiões fronteiras e limitou o tempo de um comandante permanecer em uma legião. As províncias agora pagavam impostos que variavam de acordo com a riqueza de cada uma delas. O período de estabilidade social, política e econômica, que marcou o governo de Otávio Augusto ficou conhecido como "Paz romana".
Os imperadores tinham tanto poder político e militar como judicial e religiosa. o seu grande poder pode ser explicado , pois ele tinha o apoio do exército (porque dava-os bens, como terras) e porque depois estavam bem ligados a religião, por exemplo, quando Augusto morreu o consideraram deus e vários outros imperados também, sendo que muitos se proclamaram ainda vivos. Os próximos imperadores, depois de Augusto, eram ou filhos adotivos ou naturais do imperador que comandava. 

Cristianismo


 Jesus veio ao mundo falando sobre a justiça, o amor e a fraternidade. Ele também falava que existia apenas um Deus. Alguns judeus acharam que aquilo ofendia sua divindade, pois o achavam falso. Já os romanos acharam que teria uma rebelião em nome de Jesus e ele acabou sendo crucificado, uma pena romana comum.
Já que o cristianismo era monoteístas, aquilo poderia fazer o povo pensar que os imperadores não eram deuses, pois deus só existia um. Solução? Sim, perseguir para matar os cristãos. Essa perseguição continuou até o Edito de Milão, em 313, quando o imperador Constantino os deu poder.
Mais sobre Constantino: Constantino teve um sonho onde apareceu o símbolo dos cristãos e embaixo que
ele venceria a guerra, isso um dia antes da sua guerra contra um grande adversário. Ele consultou um padre, que disse para ele botar o símbolo do cristianismo em todos os escudos. Foi isso que ele fez, e assim ganhou todas as próximas guerras. Para se agradecer construiu diversas coisas para os cristãos e deu-os liberdade.                                                                            
                                                                                                                                                                           Símbolo cristão usado



Meu comentário sobre Roma: Eu acho que os romanos achavam que a solução para muitas coisas é "matar" o problema.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Até mais, qualquer assunto/tema podem botar nos comentários. Se ainda não estão, sigam o blog.
Tchau,
Naim

                                                                       

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Reino Fungi

Antigamente os fungos estavam no reino dos vegetais ,mas depois descobriram que eles tinham nutrições opostas, os vegetais conseguem nutrientes a partir da fotossíntese e os fungos ou de outro ser ou de restos de um.
O reino fungi é formado pelos fungos, mais especificamente falando, pelos cogumelos (macroscópicos) e bolores (microscópicos). Caso você não saiba macroscópico é o que pode ser visto a olho nu e microscópico apenas com auxilio de um microscópico. Agora vou separar em tópicos e eu não sei porque estou falando isso.

Estruturas do fungo e suas funções 

O fungo tem várias estruturas. Uma delas é a hifa. A hifa é a estrutura de sustentação do esporângio (o que ajuda na reprodução) e a hifa também tem função de absorver o alimento para o fungo. Quando tem um monte de hifas entrelaçadas elas formam um conjunto conhecido como micélios.
Outra estrutura é o esporângio que guarda os esporos e os solta para a reprodução (como tem na imagem ao lado). Quando os esporos são liberados eles podem ser carregados pelo vento, um ser vivo, entre outros. Com isso eles se espalham. Quando os esporos encontram um local que possua muita matéria orgânica, um local úmido e escuro eles germinam e formam hifas. Essas hifas dão origem a um novo fungo. Esse processo necessita de apenas um fungo por isso os fungos tem reprodução assexuada.


Nutrição e fermentação

Os fungos, tanto bolores quanto cogumelos, são heterótrofos, alguns parasita, outros mutualistas e outros decompositores. 
Os fungos parasitas são os que obtêm nutrientes de outro ser vivo. Quando eles parasitam um bicho geralmente adoecem-no ou até matam. Um exemplo é o fungo gerador da frieira ( as imagens são horrorosas por isso não botei).
Os fungos decompositores conseguem nutrientes a partir de restos de vegetais ou animais. Eles são muito importantes para os ecossistemas, pois fazem o ciclo de substâncias essenciais á vida e para a degradação do solo.

Os fungos mutualísticos são os associados a um ser, mas diferente dos parasitas os dois saem ganhando. Os linques são um exemplo onde um fungo se junta a uma alga. A alga dá nutrientes ao fungo e o fungo proteção, água e sais minerais absorvidos pelas hifas.
Existe uma espécie de fungo que consegue fazer a fermentaçãoNesse processo a levedura (Saccharomyces cerevisiae Meyen),  pega o açúcar e transforma para criar o gás carbônico e álcool etílico. O gás carbônico liberado nesse processo cria bolhas de ar e deixa o alimento mais fofo. Essa é a fermentação alcoólica (existem outras, que podem até ser feitos por outro ser, as bactérias). Isso acontece no pão, sendo que o álcool evapora quando o pão é assado e o gás carbônico o faz fofo e cria pequenos buracos na massa.

                                    Os fungos e o humano

Como eu falei na hora da fermentação logo acima tem fungos que são benéficos ao homem (tá bom eu não falei). Eles podem ser usados para fazer alimentos como o queijo gorgonzola ou usados na fermentação, mas alguns podem produzir toxina e serem venenosos. Alguns cogumelos são comestíveis como o Champignon, mas também tem os venenosos então cuidado. Outros fungos também podem causar doenças como a frieira.

------------------------------------------------------------------Siga esse blog se ainda não está seguindo, pois com esse blog você não vai comer cogumelo venenoso, e cuidado com o que vê com o Mario, um cogumelo vermelho assim não faz você crescer, mas talvez vá fazer você enlouquecer.                               

Tchal, digo, tchau.

sábado, 24 de maio de 2014

Sujeito

Sujeito

 O sujeito é o que faz o verbo ficar no singular ou no plural. 
Exemplo: "Eu comprei aquele livro". Comprei é o verbo e está conjugado na primeira pessoa, então o sujeito é "eu". O sujeito não é só a pessoa como "eu, tú, ele, nós,vós,eles", mas também o acompanhamento da pessoa. "Todos os alunos estudiosos passarão direto", o sujeito não é só alunos, mas também o que acompanha alunos (sujeito= todos os alunos estudiosos).

Existem vários tipos, agora vou falar sobre alguns.

                                                                  Sujeito simples

É o sujeito que tem apenas um núcleo. Mas o que é o núcleo? O núcleo é a palavra principal do sujeito, a pessoa. Na frase "Todos os alunos estudiosos passarão direto", "alunos" é o núcleo e mesmo sendo no plural é apenas 1 núcleo porque é apenas uma palavra.

Sujeito Composto

Sujeito que tem 2 ou mais núcleos.
Exemplo: Meu amigo e eu jogamos muito futebol. O sujeito é "Meu amigo e eu" e os núcleos são "amigo" e "eu". 

Sujeito Agente

 É o sujeito que pratica a ação do verbo.
Exemplo: eu comprei um livro. O sujeito é "eu" e é esse sujeito que está fazendo  a ação do verbo (comprar o livro, no caso).

Sujeito Paciente


É o sujeito que sofre ou recebe a ação. É possível mudar uma frase de sujeito agente para paciente, ou o contrário. Podemos transformar "eu comprei um livro" para " o livro foi comprado por mim", "o livro" que conjuga o verbo por isso ele é o sujeito
Exemplo: Os livros foram comprados pelo menino. "Os livros" é o sujeito, já que ele conjuga o verbo, mas ele não está comprando e sim ele foi comprado, ou seja, sofreu a ação. =D

 Sujeito Oculto/ Desinencial

É quando o sujeito não está na frase, mas podemos reconhecer implicitamente a partir da conjugação do verbo.
Exemplo: "Comprei um livro", não estou falando o sujeito, mas a partir da conjugação do verbo, podemos descobrir que o sujeito é "eu".

Sujeito Indeterminado

É um sujeito que não pode ser identificado. Geralmente vem acompanhado de um verbo na 3º pessoa. 
Exemplo: Assaltaram o garoto. Parece que o sujeito é "eles", mas pode não ser. Eu acho que deve aparecer muito em livro de detetives como "assassinaram o Sr. Augusto, mas quem foi? O Sherlock Homes irá descobrir", tipo isso.

Sujeito Inexistível ( oração sem sujeito)

Só para você não se confundir uma oração só pode ter um verbo. Voltando ao assunto, tem alguns verbos que não permitem a presença de pessoas. Esses verbos são chamados de "verbos impessoais".
Alguns desses verbos são:

* Ter e haver quando são usados no sentido de existir. Exemplo: "Vai ter [ou terá] muita gente nos estádios". O verbo é ter, mas quem vai ter? Impossível responder.

* Fazer indicando tempo. Exemplo:  "Faz três semanas" o verbo é "fazer", mas quem é o sujeito? Impossível dizer.

*Verbos que indicam Fenômenos da Natureza.Exemplo: "Choveu ontem", choveu é o verbo, mas quem choveu? Não dá para responder. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Espero que tenham gostado. Se tiver algum erro, botem nos comentários ou me falem pessoalmente. 
Agora para exercitar um pouco faça a questão proposta anotando em um papel (ou na sua super-memória).

1- Identifique o sujeito e classifique-o. Uma frase pode ter mais de um sujeito, pode ser simples e agente , composto e paciente, etc... então bote os dois. Exemplo: Comeram muito. Identifique: "eles" Classifique: Oculto/ Desinencial agente.

a) O menino, seu pai e sua mãe foram para o restaurante.

b) O menino chutou a bola.

c) A bola foi chutada pelo menino.

d) Pegou minha caneta.

 e) Pegaram minha caneta.

f) Andamos muito!

g) Haverá muita gente na copa.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------Respostas: a)O menino, seu pai e sua mãe foram para o restaurante.
I= "O menino, pai e sua mãe".  C = Composto (núcleos: menino, pai e mãe) e agente

b)O menino chutou a bola.
I= "O menino".   C = Simples (núcleo: o menino) e agente

c)A bola foi chutada pelo menino.
I= "A bola".  C= Simples (núcleo: bola) e paciente.

d)Pegou minha caneta.
I= Ele ou ela (terceira pessoa do singular).   C = Oculto/ Desinencial e agente.

e) Pegaram minha caneta.
I= Não dá. Impossível.  C = Indeterminado e agente.

f)Andamos muito!
I= Nós.  C = Oculto/ desinencial e agente.

g) Haverá muita gente na copa.
I= impossível.  C = Oração sem sujeito. 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------Espero que tenham gostado, até a próxima.
Tchau

domingo, 11 de maio de 2014

Brasil, formas de regionalização, expansão e industrialização (causa e consequência)

  A expansão do Brasil aconteceu, além de outros fatores, pelos bandeirantes. Estes eram filhos de índios e de portugueses. Eles saim em busca do ouro e de índios para escravizar-os (sem sentido já que eles estão escravizando os próprios descendentes, não?) e enquanto eles saim nessa jornada aproveitavam e expandiram  o Brasil. Outro fator foi algumas guerras (que o Brasil ganhou terras), e um último foi que no início quem não tinha terras no litoral foi para o interior com o gado (o gado abastecia o litoral).
    No inicio a mineração de ouro e diamante era uma das maiores era uma das principais atividades econômicas. Com o declínio da mineração desses minérios outras atividades econômicas começaram a ser desenvolvidas. Entre outras atividades, começaram a plantar o café, onde hoje é o atual estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Por causa do café, principalmente São Paulo, se industrializou.
Com essa industrialização, os empregos urbanos atraíram moradores do campo. Essa migração foi chamada de êxodo rural. Outra coisa que influenciou esse êxodo foi que mecanizaram a zona rural, trocando trabalhadores por tratores, colheitadeiras, etc.. Essa transferência foi tão rápida que chegou a faltar moradia, saneamento básico (rede de água e esgoto) e transporte público.


                                                   Formas de regionalização do Brasil

O que é regionalização: A forma que podemos dividir um local a partir de certas informações.

IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas) 1988-- Ela dividiu o Brasil em cinco regiões, definidas a partir da combinação de aspectos naturais e semelhanças de  desenvolvimento socioeconômico.



Geoeconômicas (Por Pedro Geiger- 1967)-  Essa regionalização reúne os territórios com o mesmo nível de desenvolvimento socioeconômico semelhantes. Essa forma de regionalização não respeita os limites estaduais e dividiu o Brasil em 3 grandes regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
A região Amazônia é a que a maiores atividades econômicas são o extrativismo de vegetação, a mineração e atividades agrícolas. Essa região apresenta baixo nível de ocupação humana e nível acentuado de desigualdade social.
A região Nordeste: Apresenta baixo nível de desenvolvimento socioeconômico. Em parte do território denominado sertão nordestino influenciam na produtividade das atividades agrícolas ( baixa produtividade), enquanto as cidades litorâneas tem um grau maior de desenvolvimento industrial.
A região Centro-Sul: É a região mais desenvolvida. Apresenta os melhores níveis de desenvolvimento social, alto índice de urbanização, industrialização e agricultura mecanizada.

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Fui. 



 

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Eufemismo, hipérbole, comparação e metáfora

                                                    Figuras de linguagem 

As palavras nem sempre são suficientes para expressar o que desejamos. Para trazer sentido figurado a um texto alguns autores usam essas figuras de linguagem.

                                                         Eufemismo
  É a figura de linguagem que consiste em substituir uma palavra ou expressão rude, ofensiva ou chocante por outra, deixando a forma mais leve,suave.

Exemplo: Em vez de falar "Você está demitido" podemos falar "você não se encaixa no perfil da empresa".

                                                        Hipérbole 

É o contrário do eufemismo, expressa a ideia exageradamente, excessivamente.

Exemplo:  "Já falei isso um milhão de vezes!'', é um exagero, ninguém (eu acho =P ) repetiria uma coisa 1.000.000 (um milhão) de vezes, geralmente falam isso depois da 5º vez.

                                                        Comparação 

  É figura de linguagem que tenta aproximar dois elementos, pertencentes a universos diferentes, por meio de uma relação de semelhança. Ao usarmos essa figura antes temos que botar palavras tais como: "como", "igual a", etc..

 Ex: "Seus olhos brilham como diamantes", está comparando os olhos de alguém com diamantes.


                                                           Metáfora

Figura de linguagem que consiste na tramsferência de significado de um termo para o outro que tem (suposta) semelhança entre si.

Saiba mais: Podemos transformar uma comparação em metáfora tirando o elemento de comparação. Como exemplo, para transformarmos "Seus olhos brilham como diamantes" em metáfora basta retirar o "brilham como" e deixar "Seus olhos são diamantes".

Fonte: Conexões em língua portuguesa gramática, de Wilton Urmundo e Mara Scorsafava.

                                                          Sentido conotativo e denotativo

O sentido conotativo: é o sentido figurado
 Sentido Denotativo: é o sentido literal, o sentido que é achado no dicionário( para lembrar pense, denotativo, com D no início então é o que pode ser encontrado no dicionário).

Exemplo: "Preservar a mata está no meu sangue ", no sentido conotativo é que é algo da minha história, de família, mas no denotativo é no sentido de veia, líquido que transporta células...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Erro: O "m" só vem antes de P ou B então traMsferência não tem esse M e sim um N (parte da metáfora).

Espero que tenham gostado, desculpe por ter demorado tanto na última postagem,

Fui